A Comissão de Ética da Câmara de Representantes dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira a abertura de uma investigação contra o democrata Ruben Kihuen, acusado de assédio sexual por duas mulheres, incluindo uma ex-colaboradora.

Kihuen, deputado por Nevada de 37 anos, rejeitou as acusações e se nega a renunciar, apesar do pedido neste sentido da líder da minoria democrata, Nancy Pelosi.

Uma das mulheres publicou um artigo no site Buzzfeed no qual revela como o político lhe fez propostas sexuais e tocou em sua coxa em 2016, quando era candidato e ela trabalhava em sua equipe de campanha.

A outra mulher atuava como lobista de Nevada, e também denunciou propostas sexuais quando Kihuen era membro da Assembleia estadual.

Dois membros do Partido Democrata já renunciaram até o momento acusados de comportamento impróprio: o representante John Conyers e o senador Al Franken.

A Comissão de Ética também investiga o legislador republicano Blake Farenthold, acusado de assédio sexual, e o republicano Trent Franks, que renunciou na semana passada.