A contagem regressiva para anunciar o fim do surto de Ebola na República Democrática do Congo (RDC) começou depois que o último paciente de ebola recebeu alta na segunda-feira (22) de um centro de saúde na cidade de Katwa, segundo a OMS.

“O último paciente #Ebola em #DRC recebeu alta de um centro de tratamento em Katwa! Sem mais casos de Ébola confirmados ”, tuitou a Região Africana da OMS.

+ Luta contra a tuberculose recuou 12 anos devido à pandemia de Covid

Isso aconteceu “apenas 37 dias após o ressurgimento do vírus”, acrescentou.

Durante o recente surto de Ebola no país da África Central, seis mortes e 12 casos foram confirmados, enquanto 1.737 pessoas foram vacinadas contra o vírus, de acordo com dados recentes divulgados pela Região da OMS para a África.

A RDC anunciou um novo surto em 7 de fevereiro na parte oriental depois que um caso foi identificado perto de Butembo, na província de Kivu do Norte, mais de dois meses após o fim do último surto.

Em 18 de novembro, a RDC anunciou o fim da 11ª epidemia que atingiu o noroeste da província de Equateur.

De acordo com os números da OMS, o décimo surto de Ebola na RDC, que durou cerca de dois anos, “foi o segundo maior do mundo e quando terminou havia 3.481 casos, 2.299 mortes e 1.162 sobreviventes”.

O vírus Ebola é uma febre tropical transmitida aos humanos por animais selvagens.