A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entrou em vigor no dia 1º de junho com diversas novidades em suas informações e visual. A troca para o novo modelo será gradual de acordo com o vencimento do documento atual. Mas e quem quiser utilizar o novo padrão, pode solicitá-lo?

Na teoria sim, você pode trocar a versão antiga da sua CNH para a nova solicitando a segunda via do documento. Esse processo não é gratuito, envolve as taxas de emissão e de envio da habilitação, e o condutor deve quitar seus débitos, caso os possua, junto aos orgãos responsáveis.

+ Nova CNH já está em vigor desde 1º de junho; saiba o que você deve fazer

Mas os Detrans de cada estado apresentam procedimentos diferentes em relação a segunda via. Detrans como o do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul não oferecem nenhuma objeção para essa solicitação com o novo padrão da CNH.

Já o Detran de São Paulo só está distribuindo o novo modelo para os motoristas com o documento vencido. Ou seja, quem solicitar uma segunda via com sua CNH ainda válida, vai receber a versão antiga da habilitação.

Caso você deseje mesmo trocar a sua CNH para o novo modelo, entre em contato com o Detran do seu estado e confirme se ele já está disponível para a emissão da segunda via.