A vida em grandes cidades é conhecida pelas inúmeras atividades e pelo o alto custo para se manter. Isso pode ser ainda mais caro se você escolher viver em Hong Kong (China), Paris (França) ou Zurique (Suíça), que são as cidades mais caras do mundo.

As cidades europeias ultrapassaram Cingapura e Osaka, que empataram com Hong Kong na Pesquisa Mundial de Custo de Vida anterior, realizada em março. A mudança no ranking está relacionada ao impacto da pandemia da covid-19 sobre os preços de alimentação em todo o mundo.

+ Consumo de alimentos ultraprocessados cresce na pandemia
+ Turismo deixou de ganhar R$ 41,6 bilhões desde o início da pandemia

As informações estão no levantamento The Economist Intelligence Unit (EIU), que avalia 133 cidades globais e compara o preço de uma cesta de 138 itens de uso diário em cada uma delas. O ranking compara os preços de março a setembro de 2020.

De acordo com o relatório, o salto de Zurique e Paris para o primeiro lugar deveu-se ao fortalecimento do franco suíço e do euro. Já Cingapura, que agora está em quarto lugar, viu os preços caírem por causa da diminuição da quantidade de trabalhadores estrangeiros.

“A pandemia de covid-19 causou o enfraquecimento do dólar americano, enquanto as moedas da Europa Ocidental e do norte da Ásia se fortaleceram, o que por sua vez mudou os preços de bens e serviços”, disse Upasana Dutt, chefe da pesquisa que usa os preços da cidade de Nova York como base no índice.

Segundo o estudo, os preços da maioria dos bens e serviços ficaram “bastante estáveis” no ano passado, mas certas categorias foram afetadas por causa da crise da covid-19. O custo de produtos essenciais, como alimentos e água, permaneceu “resistente”, mas a baixa demanda fez com que os preços das roupas caíssem drasticamente.

Para Dutt, essas tendências podem continuar em 2021, já que os gastos continuam restritos, pressionando os preços. Ele acredita que os consumidores devem seguir priorizando os gastos com produtos básicos, entretenimento doméstico e acesso mais rápido à internet. Confira o ranking:

As cinco cidades mais caras

  1. Zurique (Suíça)
  2. Paris (França)
  3. Hong Kong (China)
  4. Cingapura (Cingapura)
  5. Tel Aviv (Israel)

As cinco cidades mais baratas

  1. Damasco (Síria)
  2. Toshkent (Uzbequistão)
  3. Lusaka (Zâmbia)
  4. Caracas (Venezuela)
  5. Almaty (Cazaquistão)