O Oscar 2022 vai acontecer neste domingo (27) no Teatro Dolby, na cidade de Los Angeles.

Pelo segundo ano consecutivo, as produções das obras foram impactadas pela pandemia de Covid-19, mas, de acordo com especialistas, a briga esse ano será acirrada, com “Ataque dos Cães”, da Netflix, liderando as indicações, mas perdendo o favoritismo na categoria de melhor filme para “No ritmo do coração”.

+Brasil está no Oscar 2022: conheça o curta ‘Onde Eu Moro’ e seus concorrentes

Mas as histórias de superação e baseadas em fatos reais seguem bem cotadas em mais um ano da principal premiação do cinema mundial. Confira algumas para assistir nesse fim de semana:

No ritmo do coração

Considerado o favorito para levar a estatueta de melhor filme neste domingo, No Ritmo do Coração é um filme que tem boa dose de emoção e superação, mas de uma maneira leve.

A protagonista é Ruby (Emilia Jones) que, à primeira vista, pode parecer uma adolescente comum, dividida entre obrigações em casa e a conquista de sua liberdade. Mas o diferencial que torna a história especial é que ela é uma CODA (Children of Deaf Adults, ou filha de adultos surdos) que, inclusive, é o título do filme em inglês.

A maioria dos atores que atuam no filme também são deficientes auditivos e grande parte dos diálogos são na linguagem americana de sinais. A obra é original da Apple TV e está disponível no Brasil no Amazon Prime Video. O filme, que é uma refilmagem do francês “A família Bélier” de 2014, também concorre nas categorias de roteiro adaptado e ator coadjuvante.

King Richard: criando campeãs  

Outro filme que aborda a narrativa da superação é King Richard: criando campeãs, que conta a história de como Richard Williams (Will Smith) treinou suas filhas Serena (Demi Singleton) e Venus (Saniyya Sidney) para serem grandes campeãs do tênis em um ambiente majoritariamente branco e elitista. Smith está indicado como melhor ator e é o favorito para levar.  O filme está disponível para os assinantes da HBO Max. Ele está indicado aos prêmios de melhor filme, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro original.  

Apresentando os Ricardos

Por fim, histórias sobre Hollywood são sempre uma boa pedida. O filme “Apresentando os Ricardos” fala sobre a vida de  Lucille Ball (Nicole Kidman) e Desi Arnaz (James Barden) conta histórias da série I Love Lucy, sucesso internacional nos anos 1950, mostra como nem sempre o mundo das celebridades é tão glamuroso quanto de pensa.  

O roteiro passa por uma semana específica da vida do casal, onde ela era acusada de comunismo e, ele, de adultério, tudo isso em meio a uma nova gravidez de Lucille. A produção está disponível na Amazon Prime Video e está indicada nas categorias melhor ator, melhor atriz e melhor ator coadjuvante.