A indústria automobilística não passa por um momento de prosperidade: pandemia de covid-19, inflação, alto desemprego, crise econômica e até escassez de semicondutores afetam a produção e venda de automóveis no Brasil. Segundo dados divulgados nesta sexta (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as montadoras registraram quedas de produção e vendas em julho em comparação a junho deste ano e começam agosto com o menor volume de veículos em estoque em mais de 20 anos.

A produção de carros recuou 2%: foram produzidas 163,6 mil unidades, o que indica uma queda de 4,2% na comparação anual em relação a 2020. As vendas de carros, caminhões e ônibus caíram 3,8% no comparativo mensal. Contudo, os lançamentos de novos automóveis segue a agenda apostando em uma recuperação econômica do consumidor brasileiro.

+ Biden quer acelerar expansão do carro elétrico nos EUA

+ Fiat Argo é o carro mais vendido do Brasil; confira o ranking

– Citröen C3
O lançamento da montadora francesa teve visual e nome vazados. O carro segue o modelo compacto da linha, mas será mais alto e “encorpado” que os demais. Para isso, conta com suspensão e carroceria elevadas, rack de teto e revestimentos de plástico preto na carroceria. O veículo foi desenvolvido na Índia sob a plataforma modular CMP, o mesmo do Peugeot 208, e deve substituir o antigo C3 e o Aircross. O novo C3 deve ter 1.2 três cilindros PureTech de 84/90 cv e 1.6 quatro cilindros EC5. O carro tem previsão de lançamento até setembro deste ano e deve ser vendido entre RS$ 70 mil e RS$ 90 mil.

– Jeep Renegade
Com previsão de lançamento em agosto, o Jeep Renegade 1.3 turbo é a nova aposta em SUV (veículo utilitário esportivo). Sua maior novidade é a estreia da motorização turbo, semelhante ao que aconteceu com o Fiat Toro e o Jeep Compass. A dúvida é se o carro terá o mesmo motor 1.3 GSE 185 cv do Compass ou se ficará com o 1.0 GSE que estreia no Fiat Pulse também neste ano. Segundo o UOL Carros, o motor escolhido seria o 1.0 turbo de 130 cv. Já o propulsor 2.0 turbodiesel de 170 cv será mantido, assim como a tração integral e o câmbio automático.

– Hyundai Creta
O novo Creta brasileiro segue sendo produzido em Piracicaba (SP) e deve ser lançado em setembro deste ano. O SUV segue o visual do modelo apresentado recentemente na Rússia. O novo Creta mantém os faróis divididos que são a nova característica da marca. Segundo o Mobiauto, o veículo terá uma versão única do motor 1.6 flex de 128 cv e terá apenas câmbio automático de seis marchas. Oficialmente, a Hyundai confirmou apenas a nova central multimídia e a tela do painel, que terá 10,15 polegadas. Outra novidade é a adoção da motorização tricilíndrica 1.0 turbo de 120 cv.

– Jeep Compass 4xe híbrido
A Stellantis confirmou a chegada do Compass 4xe ainda neste ano – provavelmente até outubro. A sigla do nome é um trocadilho de tração 4×4 elétrico, já que a tração das roda traseiras leva um motor elétrico. Inicialmente importado, o carro usa o motor 1.3 GSE T4 com potência combinada de 240 cv. O veículo deve ser vendido em torno de RS$ 250 mil.

– Fiat Pulse
Será vendido como SUV pela Stellantis e deve utilizar a mesma carroceria do hatch. O Pulse vai estrear com motor 1.0 GSE T3 com três cilindros de potência de 125 cv e torque de 21 kgfm. As versões mais baratas devem usar 1.3 Firefly de 109 cv do Argo e Cronos, com opções de câmbio manual ou CVT. A versão turbo terá apenas câmbio automático de seis marchas. De ser lançado até outubro

– Equinox
Modelo da Chevrolet mais vendido em todo o mundo, o Equinox é um modelo SUV premium que se destaca por um porte robusto e contará com central multimídia com acesso à internet. O lançamento do carro, que tem motor 1.5 turbo com 172 cv de potência, deve ocorrer até setembro. Em outros países, o veículo é oferecido também em versão RS, mas não se sabe a opção estará disponível no Brasil.