Ciência

Confira cinco fatos sobre a missão de turismo espacial Inspiration4

Confira cinco fatos sobre a missão de turismo espacial Inspiration4

Tripulação da missão Inspiration4 (da esq. para dir.): Chris Sembroski, Sian Proctor, Hayley Arceneaux e Jared Isaacman - Inspiration4/AFP

A SpaceX lança, nesta quarta-feira (15), uma missão de turismo espacial de três dias, na qual, pela primeira vez, a tripulação será exclusivamente formada por civis.

Saiba mais sobre a missão Inspiration4:

– A nave –

A cápsula Dragon que transportará os tripulantes estará no topo de um foguete Falcon 9, de 70 metros de altura.



A nave já enviou 10 astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em três missões diferentes.

De 8 metros de altura e 4 de largura, Dragon foi modificada para este voo, no qual orbitará a Terra. Uma grande cúpula de vidro foi instalada para oferecer aos quatro passageiros uma visão de 360 graus do espaço.

– O plano de voo –

A decolagem está programada para as 20h02 locais (21h02 desta quarta-feira) no Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida. A janela de lançamento é de cinco horas.

Aos 2,4 minutos de decolagem e a cerca de 80 km de altitude, a primeira etapa do foguete se separará e voltará para a Terra para ser reutilizada em outros voos. Em torno de 12 minutos depois, a segunda etapa do Falcon se desprenderá e será inutilizável.

Dragon orbitará a Terra por três dias a uma altitude maior que a da ISS.

Depois, voltará para casa, pousando na costa da Flórida, por meio de um paraquedas gigantesco.

– A tripulação –

A organização e o financiamento da missão estarão a cargo do bilionário americano Jared Isaacman, que viajará com três pessoas, seus convidados, mediante um processo de seleção singular.

Hayley Arceneaux, de 29 anos, é uma enfermeira que sobreviveu a um câncer infantil.

Chris Sembroski, de 42, é um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos, que agora trabalha para a indústria da aviação.

E a professora de geologia Sian Proctor foi finalista no processo de treinamento de astronautas da Nasa há mais de uma década.

– O treinamento –

A tripulação foi treinada durante seis meses, um tempo muito menor do que os anos de preparo exigidos no caso dos astronautas profissionais.

Eles aprenderam a suportar a força G (de aceleração) em um aparelho de centrifugação e experimentaram a falta de gravidade.

Embora o voo deva ser totalmente automatizado, a equipe foi treinada pela SpaceX para tomar o controle da nave em caso de emergência.

– O estudo –

Durante a missão, serão analisados sono, batimento cardíaco, sangue e funções cognitivas da tripulação, com o objetivo de estudar como os novatos reagem no espaço.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago