O Ministério da Saúde lançou um levantamento apontando quais as cidades que mais abusaram do consumo de álcool em 2021. A primeira colocação ficou com a capital mineira Belo Horizonte, seguida por Vitória (ES) e Cuiabá (MT). Confira a pesquisa na íntegra aqui. 

A pesquisa da Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças Crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) leva em conta a porcentagem de adultos com 18 anos ou mais que admitiram terem tomado mais de quatro doses de qualquer bebida alcoólica nos 30 dias antes da entrevista. Em Belo Horizonte esse número foi de 25,20%, a capital capixaba ficou com 23,28% e Cuiabá (MT) atingiu 23,17%. 

+Serasa: 15,8% dos produtores rurais estavam inadimplentes em março

Ministério da Saúde

A capital mineira também fica na frente no número de homens que tomarem cinco ou mais doses de bebida alcoólica: 36%. Cuiabá passa para a segunda colocação, com 35% e Vitória fica em terceiro, com 33%. Já a capital onde mais mulheres admitiram o consumo de quatro ou mais doses de bebidas alcoólicas é Florianópolis, com 18%, seguida do Rio de Janeiro, com 17% e Distrito Federal, com 16%. 

Ministério da Saúde

Outro ponto importante que a pesquisa identificou foi o crescimento do consumo conforme o aumento dos anos de estudo. Entre quem estudou mais de 12 anos o índice é de 22,5%, contra 19,4% de quem estudou de 9 a 11 anos e 11,7% de quem tem de 0 a 8 anos de estudos. 

Também foi identificado que o auge do consumo excessivo de bebidas alcoólicas é entre quem tem de 25 a 34 anos.    

Ministério da Saúde

A pesquisa foi feita por meio de ligações para telefones fixos das 26 capitais e do Distrito Federal. Foram realizadas 27.093 entrevistas.