A procura de crédito por parte das micro, pequenas e médias empresas do país saltou devido à crise do novo coronavírus. No entanto, o número de pequenos negócios que tentaram crédito e não conseguiram subiu na última semana de agosto, comparado com o mesmo período do mês anterior, passando de 56% para 61%, de acordo com uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com esta conjuntura no horizonte, a Endeavor, rede global de fomento ao empreendedorismo, lançou o “Mapa de Acesso a Capital“, um guia para auxiliar empresários a tomar as decisões certas, de acordo com o tipo de negócio.

As 9 alternativas de financiamento descritas pela companhia estão a seguir. Elas podem ser negociadas quando o empresário entra em contato com instituições de financiamento, descritas mais abaixo.

+ BNDES inicia Peac-Maquininhas, com R$ 10 bi disponíveis para empréstimos 
+ Publicada lei que destina R$ 20 bilhões para empréstimos a empresas

1)  Investimento anjo: recurso para financiar a viabilidade de empresas iniciantes.

2) Seed: investimento para empresas em estágio inicial que estão em busca do product market fit, ou seja, que precisam saber o grau que um produto satisfaz uma forte demanda de mercado.

3) Série A/B: para negócios que já estão numa fase mais avançada e que querem dimensionar o produto e alavancar o crescimento.

4) Growth capital: para quem quer acelerar crescimento, ampliar ou reestruturar operações, entrar em novos mercados ou financiar uma aquisição.

5) Private equity: investimento em empresas já consolidadas e que atuam em indústrias tradicionais. Pode ser usado por empresas de médio porte, que querem crescer, realizar aquisições, expandir geograficamente e aumentar a oferta.

6) Capital de giro: empréstimo de curto prazo para equilibrar o caixa.

7) Linhas de crédito: financiamento de médio prazo para apoiar operações de investimento de acordo com a necessidade.

8) Debêntures: usado para aquisição de máquinas e equipamentos, inovação em processos e produtos, importação e exportação, entre outros. Pode ser emitido no mercado privado ou público.

9) Venture debt: investimentos de médio e longo prazo para financiar o ciclo operacional da empresa, fusão e aquisição, recompra de ações e financiamento de equipamentos para expansão da operação.

No guia da Endeavour, os empresários têm acesso a informações sobre mais de 150 fundos, 70 fintechs, 23 bancos de desenvolvimento e agências de fomento, segundo o G1. Além desses, podem acessar linhas de crédito ofertadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Banco do Nordeste, com detalhamento das condições oferecidas.