Com a vacinação avançada e os casos da variante ômicron do coronavírus em queda em boa parte do mundo, vários países estão liberando turistas de realizar testes para a covid-19. 

No último sábado (19) foi a ilha de Aruba, na América Central, que liberou os viajantes ao país dos testes. A recomendação é somente entrar em contato com as autoridades de saúde pública caso tenha algum sintoma da doença. 

+Macron tentará falar com Putin nas próximas 48 a 72 horas sobre cerco a Mariupol

Na última quarta-feira (23), a Holanda eliminou a exigência de apresentação de resultado negativo de covid-19 antes de entrar no país. A liberação serve para todos os visitantes vacinados com duas doses ou com os imunizantes de dose única reconhecidos pela Agência Europeia de Medicamentos, incluindo todos os aplicados no Brasil. 

No entanto, os brasileiros não vacinados ou com o sistema vacinal incompleto não poderão entrar no país para turismo.  

O Reino Unido também resolveu, desde último dia 18 de março, que não é mais necessário o preenchimento de formulários de localização de passageiros ou testes para entrar na Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, inclusive para visitantes não vacinados. 

A Turquia também relaxou as restrições para brasileiros. O país não exige mais testes negativos para viajantes vacinados. Para os não-vacinados ou com imunização incompleta, ainda é necessário um PCR negativo feito nas 72 horas antes da viagem.  

Na Irlanda também não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação, formulário de saúde, teste negativo ou fazer quarentena para entrar no país. O uso de máscaras e a necessidade de distanciamento social também foi abolida.