Economia

Confiança do empresário industrial volta a cair em julho, revela CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) voltou a cair em julho, de acordo com pesquisa divulgada na manhã desta quinta-feira, 20, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em uma escala na qual valores abaixo dos 50 pontos indicam pessimismo e valores acima dessa marca mostram confiança, o indicador recuou 1,3 ponto neste mês, para 50,6 pontos.

“Como situa-se praticamente sobre a linha divisória de 50 pontos – que separa a confiança da falta de confiança -, o Icei de julho não afirma que os empresários estão confiantes, tampouco sem confiança”, considerou a CNI no documento.

O Icei acumula uma queda de 3,6 pontos desde março, quando estava exatamente em sua média histórica de 54 pontos. Em relação a julho do ano passado, no entanto, o indicador ainda está em um patamar 3,3 pontos melhor.

A componente do Icei que avalia as condições atuais da economia brasileira piorou de 42,8 pontos em junho para 41,1 pontos em julho. Da mesma forma, o empresariado industrial considerou uma piora na situação das empresas, de 47,7 pontos para 45,9 pontos, na mesma comparação.



Já no campos das expectativas, a perspectiva dos industriais para a economia brasileira nos próximos seis meses piorou de 49,5 pontos para 47,9 pontos. E o otimismo com relação aos próprios negócios baixou de 57,7 pontos para 56,7 pontos.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago