A conferência internacional sobre clima, COP25, será realizada na Espanha no início de dezembro, em vez do Chile, que desistiu por causa da crise social que abala aquele país, anunciou nesta sexta-feira a ONU.

“Temos o prazer de anunciar que o Bureau da COP concordou que a COP25 acontecerá de 2 a 13 de dezembro em Madri, Espanha”, disse Patricia Espinosala, Oficial de Clima da ONU.

O presidente chileno Sebastián Piñera foi forçado a anunciar o cancelamento do evento, bem como o outro grande evento internacional a ser realizado no país sul-americano, a cúpula do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (APEC).

O anúncio de Piñera, cujo governo enfrenta distúrbios que causaram 20 mortes em quase três semanas, foi um golpe na imagem estrangeira do Chile.

Piñera anunciou paralelamente a oferta do governo interino espanhol, do socialista Pedro Sánchez, de sediar a COP, um grande evento internacional que envolve o deslocamento de até 25.000 delegados, entre membros de missões oficiais, ONGs e especialistas em meio ambiente.