São Paulo, 15 – As condições das lavouras de soja e de milho da safra 2020/21 no Paraná, cujos plantios já foram encerrados há pelo menos duas semanas, melhoraram em relação à semana passada, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura paranaense, em relatório semanal divulgado nesta terça-feira, 15. De acordo com o boletim, o porcentual de plantações de soja em boa condição de desenvolvimento saiu de 75% para 77%; em condição média, de 21% para 19%, e ruim, permaneceu em 4%. Das lavouras já semeadas, 62% estão em desenvolvimento vegetativo (13 pontos a menos do que há uma semana), 28% em floração (avanço de 11 pontos), e 10% em frutificação (+4 pontos porcentuais).

As condições das lavouras de milho verão também tiveram melhora. As áreas em boa situação de desenvolvimento agora correspondem a 79% do total, ante 77% há uma semana; as plantações em condição média representam 16% do todo (18% na semana passada), enquanto aquelas em situação ruim continuaram em 5% do total. Conforme o Deral, 37% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo (-13 pontos porcentuais na comparação semanal), 37% em floração (+5 pontos) e 10% em frutificação (-6 pontos).

Com relação à primeira safra de feijão, que também teve a semeadura finalizada há mais de duas semanas, as condições das plantações registraram uma leve melhora. O Deral reportou que 79% das lavouras têm situação boa (avanço de 1 ponto porcentual ante a semana passada), 20% em condições médias (+1 ponto) e 2% continuam em ruins. Quanto às fases, 14% das plantações se encontram em desenvolvimento vegetativo (recuo de 11 pontos porcentuais na semana), 31% em floração (-5 pontos), 39% em frutificação (+10 pontos) e 16% em maturação (+6 pontos).