O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) poderá convocar, ainda este ano, um novo concurso público para 350 vagas de auditor fiscal agropecuário. 

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais Agropecuários (Anfa- Sindical) Janus Pablo Macedo disse na última reunião do Conselho Federal de Farmácia, que ocorreu no final do mês de fevereiro, que pelo menos 20 dessas vagas serão para farmacêuticos. Além desses profissionais, a carreira de auditor é composta por outras quatro formações:  médicos veterinários, químicos, engenheiros agrônomos e zootecnistas. 

+Facebook lança ferramenta para coibir desinformação em seus grupos

Esse profissional atua na garantia da segurança alimentar da população brasileira e é responsável, por exemplo, por certificar todos os produtos de origem animal e vegetal exportados pelo país. No total, 90% do que o Brasil exporta e importa passa pelas mãos desses servidores.

O último concurso foi realizado em 2017 e segue válido até esse mês de março. A prova consistiu em 70 questões de  Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, além de exames discursivos e de títulos.

No entanto, ainda não há autorização do Ministério da Economia para que o concurso seja realizado.