O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou 1.143 vagas temporárias para combate a incêndios ambientais em diversos estados do Brasil. 

As oportunidades são para os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal.

+Operação policial deixa ao menos 21 mortos em favela no Rio de Janeiro

As vagas são para os cargos de brigadista, chefe de esquadrão, chefe de brigada e supervisor de brigadas e os salários vão de R$1.212 a R$6.060 para trabalhar por seis meses e 40 horas semanais em turnos que serão estabelecidos pelo instituto. Além dos salários, o Ibama relata que os contratados receberão benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar e seguro acidente 

A contratação foi autorizada pela Portaria nº 916, de 14 de abril de 2022 com base na declaração de estado de emergência ambiental realizada pelo Ministério do Meio Ambiente para as áreas consideradas críticas pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).  

Os critérios técnicos utilizados para seleção das regiões que receberão brigadas são, entre outros, as detecções de focos de calor registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no período de 2013 a 2021, a presença de unidades de conservação federais, de terras indígenas e de projetos de assentamento rurais e a cobertura de remanescentes florestais.

Mais informações podem ser encontradas aqui.