A consultoria e-bit espera um aumento de 35% no faturamento das empresas que vendem pela internet. Essa elevação será sustentada pela renda crescente dos brasileiros e pela familiaridade com esse meio, que reduz a insegurança com as compras virtuais. Esse cenário benigno justificaria boas perspectivas para o setor.

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Faturamento online: previsão de 35% de alta

No entanto, a B2W, maior site de vendas do País e dona do Submarino, da Americanas.com, da Blockbuster e da Shoptime, vem amargando maus bocados. Seu faturamento cresceu 12% no segundo trimestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009, mas o lucro líquido caiu 67% e desabou para R$ 5 milhões. “A entrada de novos concorrentes como Ponto Frio e Casas Bahia desacelerou o crescimento da B2W”, diz Marcelo Varejão, da Socopa Corretora.

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 A despesa financeira líquida (diferença entre despesas e receitas financeiras) cresceu 35% no segundo trimestre, para R$ 86,5 milhões. A companhia projeta um crescimento de 20% até o final do ano, abaixo do esperado para o comércio eletrônico como um todo. “Vamos atuar de forma cirúrgica”, disse Murilo Corrêa, diretor-financeiro da B2W, em uma teleconferência na sexta-feira 6. O mercado, no entanto, continua cético. As ações da empresa já acumulam uma queda de 38,54% em 2010. 

 

 

Destaque no pregão


No azul, Braskem busca o verde

 

A Braskem está a caminho da tecnologia verde. Na quinta-feira 12, anunciou uma parceria mundial com a Procter&Gamble, tendo Gisele Bündchen como garota-propaganda, para fornecer insumos para embalagens sustentáveis. A produção do polietileno verde, à base de etanol, começará no próximo trimestre. Mas, antes, a companhia precisava voltar ao azul. Ela reverteu o prejuízo de R$ 132 milhões no primeiro trimestre deste ano com o lucro de R$ 45 milhões no segundo trimestre. O destaque foi a melhoria do resultado operacional, com a maior participação da Quattor. 

 

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Palavra de analista

 

Apesar de a Braskem ter voltado ao azul no segundo trimestre, Luiz Otávio Broad, analista da corretora Ágora, ressalta que os ganhos de R$ 400 milhões esperados na sinergia com a Quattor ainda não chegaram. “A integração começará a aparecer no próximo trimestre e será concluída nos próximos dois anos”, diz o analista, que recomenda a manutenção do papel PNA da empresa, com preço-alvo de R$ 15,90 para dezembro de 2010, uma valorização de 17,8%.

 

 

Varejo


Hypermarcas compra. E quer mais

 

Com o caixa reforçado pela captação de R$ 1,2 bilhão em abril, a Hypermarcas anunciou, no dia 6, a compra da fabricante de fraldas descartáveis Mabesa por R$ 350 milhões. Essa empresa lucrou R$ 102 milhões em 2009 e o negócio foi fechado antes da due dilligence. A temporada de compras não terminou. A empresa, presidida por Cláudio Bergamo dos Santos, tem mais R$ 1,1 bilhão para novos investimentos. “Continuaremos fazendo aquisições para acelerar nosso crescimento”, afirmou o diretor financeiro e de RI, Martim

 

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Educação financeira

 

Depreciação é o reconhecimento contábil do desgaste dos ativos imobilizados de uma empresa. O uso de veículos, máquinas e equipamentos reduz o seu valor e deve ser reconhecido como uma despesa operacional, tanto que a depreciação é considerada no cálculo do Ebitda. Em empresas muito intensivas em capital, como as siderúrgicas, a depreciação dos equipamentos é uma parte importante da apuração dos resultados. 

 

 

Quem vem lá


Novas petrolíferas vão à bolsa

 

A Repsol YPF é a terceira empresa petrolífera a registrar uma possível oferta de ações no segundo semestre na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Antes dela, Petrobras e a iniciante HRT haviam solicitado autorização para vender ações. A companhia comandada por Antonio Brufau está há quase um ano ensaiando sua estreia no pregão. A empresa tem 14 áreas para exploração de petróleo e precisará investir mais de US$ 4 bilhões até 2014. Apesar do registro, a Repsol não garante que vá tocar o sino do pregão neste ano. O prospecto preliminar ainda não foi registrado pelo Itaú BBA, o coordenador líder da oferta.

 

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Fique de olho: o excesso de ofertas de ações ligadas ao setor de petróleo no segundo semestre pode ser prejudicial para a valorização desses papéis no curto prazo.

 

 

Touro x urso

 

A notícia da quarta-feira 11, de que a produção industrial da China havia crescido 13,4% em julho em relação a junho, abaixo das expectativas dos analistas, espalhou o mau humor pelo mercado financeiro internacional. O Brasil não foi exceção e o Índice Bovespa fechou em queda de 3,38% e fechou a 65.790 pontos. A queda foi a mais acentuada em seis semanas. Além das notícias ruins sobre a China, os investidores se preocuparam com os prognósticos de crescimento da economia americana, que permanecem incertos. O mercado tende a continuar fraco nos próximos dias. Na agenda dos investidores entre os dias 16 e 20 de agosto estão a inflação americana no atacado (PPI, na sigla em inglês) e a produção industrial, ambas com divulgação prevista para o dia 17. 

 

 

Maiores altas da semana

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Maiores baixas da semana

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As 10 mais negociadas do Ibovespa

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Desempenho das empresas por setor de atividade econômica

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Termômetro do mercado

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Bolsa no mundo

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Seguros

Custos maiores na saúde

 

O lucro da seguradora SulAmérica no segundo trimestre de 2010 foi de R$ 93,1 milhões, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2009. O faturamento também cresceu: os prêmios (o que a seguradora recebe) aumentaram 9% no trimestre em relação ao mesmo período de 2009 e atingiram R$ 2 bilhões.

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Apesar dos números positivos, o resultado ficou levemente abaixo dos prognósticos dos analistas, que foram surpreendidos por um aumento dos custos acima do esperado. A sinistralidade (as despesas da seguradora) nos seguros-saúde cresceu 0,6% e ficou em 85,6%. Thomaz de Menezes, diretor-presidente da SulAmérica, explicou os principais pontos do balanço:

 

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Menezes: ênfase nos corretores

 

DINHEIRO – Por que as despesas cresceram?

THOMAZ DE MENEZES – O segundo trimestre do ano foi um período excepcional. As pessoas usaram mais os planos e elevaram as despesas. Como os planos de saúde são a parcela mais importante das nossas receitas e representam 63% do faturamento, o aumento do seu uso pelos segurados foi perceptível nos resultados do trimestre. 

 

DINHEIRO – Elas vão continuar crescendo?

MENEZES – Esse resultado foi atípico e a sinistralidade vai voltar aos níveis normais. Vamos aprimorar nossos controles nessa área e reajustar preços.  A Agência Nacional de Saúde autorizou um aumento de 10,91%. 

 

DINHEIRO – O resultado com automóveis foi melhor?

MENEZES – Sim. Os prêmios cresceram 16% no trimestre em relação a 2009, como reflexo do crescimento da frota automobilística brasileira. 

 

DINHEIRO – Em maio vocês desfizeram a parceria de distribuir seguros nas agências do Banco do Brasil. O que muda?

MENEZES – Ainda temos 20 parcerias bancárias que oferecem 4.000 pontos de venda e atendem 40 milhões de clientes em potencial. Não temos um canal exclusivo, mas essas parcerias respondem por 5% da receita total e por 8% da receita com automóveis. E temos 18.000 corretores que representam 85% das vendas. Eles serão cada vez mais necessários paras as seguradoras.

 

DINHEIRO – Não é arriscado depender demais dos corretores, especialmente com o  avanço dos seguros massificados, que são vendidos em redes de varejo?

MENEZES – Os massificados são só uma parte do mercado. Os seguros tradicionais estão ficando cada vez mais sofisticados, e para vendê-los é preciso contar com a assessoria de um corretor. Os corretores terão um papel muito importante, que é o de orientar seus clientes nos seguros mais adequados a cada perfil. Nada substitui esse contato pessoal.

 

 

Pelo mundo 


Lucro da Cisco cresce 79% no trimestre

 

A Cisco Systems lucrou US$ 1,9 bilhão no segundo trimestre de 2010, alta de 79% sobre o mesmo trimestre de 2009. Apesar do bom resultado, John Chambers, CEO da Cisco, está reticente com o desempenho no segundo semestre. Para ele, há sinais de desaceleração na recuperação econômica. 

 

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Ajuda à freddie mac

 

A empresa garantidora de hipotecas americana Freddie Mac pediu uma injeção adicional de US$ 1,8 bilhão em fundos públicos. O anúncio foi feito na segunda-feira 9, mesmo dia em que a companhia divulgou um prejuízo de US$ 4,7 bilhões no segundo trimestre do ano. No auge da crise financeira, em 2008, o governo americano socorreu a Freddie Mac com US$ 64 bilhões.

 

 

Big mac vende mais

 

As vendas do McDonald’s em todo o mundo cresceram 7% em julho, em relação ao mesmo período do ano passado, informou a companhia na segunda-feira 9. O resultado vale para lojas abertas há pelo menos um ano. O bloco que une Ásia, Oriente Médio e África teve o melhor resultado, um aumento de 10,1%.

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