O vice-presidente da Taboola para a América Latina, Fernando Tassinari, participou da live da IstoÉ Dinheiro nesta quinta-feira (11). Ele falou sobre mídia digital, oportunidades de negócios na rede e sobre produção de conteúdo. A Taboola é uma plataforma de descoberta de conteúdo que auxilia empresas de comunicação, com conteúdos na internet, no desenvolvimento de estratégias para aumentar a audiência, engajamento e monetização do3s negócios, trazendo novos usuários, gerando receitas para os parceiros. “Trabalhamos em um esquema ganha-ganha. Ganha o anunciante, o publisher, a Taboola e o leitor, que se informa com informação de qualidade”, afirma.

No mercado de mídias de distribuição de conteúdo, intermediários como Taboola controlam toda a negociação que seria feita entre os publishers e os anunciantes. Ou seja, a plataforma integra empresas que estão comprando espaço publicitário às que estão vendendo. Assim, toda vez que o leitor interage com a mídia programática, a empresa fica com uma porcentagem dos ganhos da plataforma e ela do anunciante. Com certeza, os usuários de celulares já viram, tiveram contato ou são atingidos pelas informações distribuídas por eles. O serviço da plataforma é publicar aqueles conteúdos que aparecem no feed de notícias dos mobiles. “Hoje, de 60 a 70% das pessoas leem notícias pelos celulares”, avalia.

Com sede em Israel e 20 escritórios espalhados pelo mundo, a Taboola utiliza-se de ferramentas tecnológicas de buscas de dados para identificar os leitores e o interesse deles em determinados conteúdos. Baseado na leitura praticada pelos usuários da internet, a plataforma direciona de forma segmentada as notícias/anúncios de sites para os internautas. Na prática, eles conectam pessoas aos sites que repercutem os interesses individuais e proporcionam exatamente o que o usuário procura. “A gente não coleta nenhum dado que seja privativo e nem usamos dados de terceiros. Nosso objetivo é induzir o leitor ao click ao conteúdo de qualidade.”

No bate-papo, Tassinari conta sua história de vida profissional, fala sobre os perrengues e desafios da empresa com a pandemia do coronavírus. “Depois do susto inicial, com o medo até da continuidade do negócio, identificamos que as pessoas começaram a ler muito mais de formas online e a audiência cresceu absurdamente.” Em situação completamente diferente de vários segmentos empresariais, ele afirma que o ano passado foi muito além das expectativas. “Fechamos o ano de 2020 muito melhor que o ano anterior”, comemora.

Na conversa, ele fala que a empresa surgiu com a proposta de ajudar o jornalismo de qualidade com a distribuição de informações confiáveis e que para bloquear a publicação de notícias falsas, além de distribuir informações dos parceiros de mídia, um exército de funcionários trabalham com checagem e rechecagem das notícias. “Conceitualmente a Taboola foi criada, e continua sendo, para ajudar o jornalismo sério. A comunicação nas redes sociais, como WhatsApp, são para brincadeiras e não fonte de informações confiáveis. O jornalismo verdadeiro veio para ficar”, diz.