Por Tim Hepher e Jamie Freed e David Shepardson

(Reuters) – Duas grandes companhias aéreas japonesas disseram na quarta-feira que retomarão voos para os Estados Unidos depois que a implantação do 5G móvel levou algumas operadoras estrangeiras a cancelar vários voos com destino ao país.

A Japan Airlines e a All Nippon Airways disseram na quarta-feira que retomariam o serviço do Boeing 777 para os Estados Unidos na quinta-feira, depois de anunciar cancelamentos com base nas orientações da Boeing.

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Ambas as companhias aéreas disseram que foram informadas pela Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) que não há problemas de segurança após a redução da implantação sem fio.

Companhias aéreas na Ásia e várias no Oriente Médio e Europa disseram que estavam cancelando alguns voos ou trocando de modelo, com grande parte da interrupção inicial atingindo o Boeing 777.

A interrupção encerra uma disputa de semanas entre companhias aéreas e empresas de telecomunicações sobre a velocidade de implantação de serviços móveis 5G nos Estados Unidos, refletida por tensões entre os reguladores das indústrias economicamente sensíveis.

As companhias aéreas dos Estados Unidos e a FAA alertaram que as frequências e a força de transmissão que estão sendo implantadas nos Estados Unidos podem interferir nas leituras precisas de altura necessárias para pousos com mau tempo em alguns jatos.

Na noite de terça-feira, a FAA começou a atualizar as orientações sobre quais aeroportos e modelos de aeronaves seriam afetados, em uma medida que deve diminuir drasticamente o impacto dos quase 1.500 avisos de restrições do 5G emitidos anteriormente pelo regulador.

Mesmo assim, dezenas de voos tiveram que ser cancelados ou modificados, fazendo com que as ações das companhias europeias de longo curso caíssem cerca de 2%.

A Boeing informou que está trabalhando com todas as partes em uma “solução baseada em dados para o longo prazo que garanta que todos os modelos de aviões comerciais possam operar com segurança à medida que o 5G for implantado”.

O 777 no ano passado foi o segundo avião widebody mais usado em voos de e para aeroportos dos EUA, com cerca de 210.000 voos, atrás do 767 mais antigo, segundo dados do FlightRadar24.

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