À medida que a busca por uma aviação menos prejudicial ao meio ambiente continua, uma companhia aérea espanhola colocou seu chapéu no ringue ao encomendar novos dirigíveis híbridos – que causam tanto impacto visual quanto dizem que são ambientais.

A Air Nostrum, que opera voos sob o guarda-chuva da Iberia Regional a partir de sua base de Valência, encomendou 10 aeronaves Airlander 10, com entrega prevista para 2026. Anteriormente, seus fabricantes previam que a aeronave – que foi revelada em 2016 – estaria em serviço até 2025.

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Fabricados pela Hybrid Air Vehicles (HAV), com sede no Reino Unido, as aeronaves híbridas podem reduzir as emissões em 90%, de acordo com a empresa. Mantidos no ar por hélio e eletricidade, eles acomodam 100 passageiros e normalmente voam de 300 a 400 quilômetros, de acordo com o fabricante. No entanto, não espere um voo extremamente rápido – a velocidade máxima será de 129 km/h.

O negócio segue seis meses de “estudos e modelagem rigorosos” de rotas internas espanholas, segundo a fabricante.

A HAV diz que, no futuro, possíveis rotas de curto alcance para a aeronave podem incluir Liverpool a Belfast, na Irlanda; de Seattle a Vancouver e Oslo a Estocolmo. A aeronave pode fazer viagens ponto a ponto, já que não precisa de uma pista de aeroporto para pousar – orlas, áreas verdes e aeroportos subutilizados foram todos reservados pelo HAV.

“A Airlander não precisa de estrutura aeroportuária para operar. A HAV está explorando novos locais de operação com a Air Nostrum”, disse um porta-voz.

Os interiores são um pouco mais glamorosos do que as cabines de avião típicas, com uma configuração 1-2-1, alguns assentos voltados um para o outro e paredes transparentes com vista para o campo abaixo. Para quem gosta de ver para onde está indo, ele voará a no máximo 20.000 pés, equivalente a 6 quilômetros. Um avião tradicional costuma viajar entre 10 e 12 quilômetros.

O presidente da Air Nostrum, Carlos Bertomeu, disse que os dirigíveis ajudarão sua empresa a atingir as metas da União Europeia “Fit for 55” de reduzir as emissões em pelo menos 55% até 2030.

“O Airlander 10 reduzirá drasticamente as emissões e por isso fizemos este acordo com a HAV”, disse ele em comunicado. “A sustentabilidade… já é um fato inegociável no dia a dia da aviação comercial.

“Acordos como esses são uma maneira muito eficaz de atingir as metas de descarbonização contempladas na iniciativa legislativa Fit for 55.”

O CEO da HAV, Tom Grundy, acrescentou: “À medida que países como França, Dinamarca, Noruega, Espanha e Reino Unido começam a colocar em prática mandatos ambiciosos para a descarbonização de voos domésticos e de curta distância, a Hybrid Air Vehicles e o Air Nostrum Group estão demonstrando como podemos obter lá – e chegar lá em breve.

“A Airlander foi projetada para oferecer um futuro melhor para serviços de aviação sustentáveis, permitir novas redes de transporte e fornecer opções de crescimento rápido para nossos clientes”.

A HAV começará a construir a frota este ano, criando 1.800 empregos em Yorkshire, Reino Unido.

A empresa disse que está trabalhando em “mais desenvolvimentos na propulsão elétrica” ​​e espera que o Airlander 10 se torne a primeira aeronave de grande escala a alcançar um voo com zero emissões.