Todo empreendedor sabe o quanto é difícil recrutar pessoas talentosas, qualificadas e criativas para a sua startup. Com o mercado altamente competitivo, encontrar o profissional adequado é desafio que requer uma dedicação especial.

Nesse processo, as startups têm nas redes sociais uma boa aliada. Usar esses canais para encontrar bons profissionais, no entanto, requer estratégia. Portanto, neste post, que é inspirado num texto produzido pelo Social Media Camp, daremos algumas recomendações para o empreendedor, por meio das mídias sociais, conseguir encontrar os melhores talentos para a sua empresa. Confira as dicas:

1. Tenha uma presença digital organizada
Isso pode parecer óbvio, mas não é bem assim, pois muitas companhias ou não estão presentes nas redes sociais ou possuem canais desatualizados e mal trabalhados, o que passa uma imagem ruim para o mercado. Por isso, mantenha perfis atualizados no Facebook, Twitter e, principalmente, no LinkedIn. Afinal, seguramente os profissionais que você procura estão lá. Além de publicar informações sobre as atividades e ações de sua empresa, interaja com os fãs e seguidores, pois assim é possível aproximar sua marca, desenvolver laços, torná-la ainda mais reconhecida e despertar o interesse de potenciais talentos.

2. Recorra a seus contatos
Ter os profissionais recomendados por algum contato ou empresa parceira é uma boa medida para qualificar sua seleção. O LinkedIn oferece até uma ferramenta que auxilia nessa tarefa: LinkedIn Recruiter.

3. Crie landing pages
A forma mais organizada para centralizar o processo de seleção de candidatos é criar uma canal específico para esse fim – no blog, site da empresa ou redes como o Facebook ou o LinkedIn, por exemplo. Dessa maneira, é possível descrever no espaço as funções e os requisitos para o posto em questão, além de criar um campo para o recebimento de currículos.

4. Busque talentos não-disponíveis
As mídias sociais são uma bela ferramenta para procurar por profissionais “passivos” – aqueles que não estão ativamente procurando por um emprego, mas que são qualificados e poderiam se encaixar ao perfil de sua empresa. Se forem seus seguidores nas redes sociais, esses usuários têm a vantagem de conhecer o trabalho e a cultura de sua startup. Vale também pesquisar perfis no LinkedIn e estabelecer conexões com profissionais cuja experiência e perfil lhe interessam.

5. Estude o candidato antes
Um bom perfil do LinkedIn, assim como um bom currículo, normalmente é meticulosamente preparado para não ter falhas. Vá além do LinkedIn. Tente entender e conhecer mais a pessoa com quem você vai conversar antes da entrevista. Visite seu Twitter, Instagram ou mesmo página do Facebook.