A mobilidade urbana tem se transformado de forma acelerada e significativa em todo o mundo. As atuais demandas, tendências e padrões de exigência por parte dos usuários têm impulsionado o surgimento de novas soluções tecnológicas em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Somado à velocidade desse ecossistema, temos o desafio da mobilidade urbana sustentável, que exige a adoção de novos modelos, capazes de trazer soluções para urbanização contemporânea e para o aumento da frota de veículos nas cidades, aliando isso à ações sustentáveis.

Em grandes centros urbanos, o trânsito gerado pelo alto número de veículos individuais dificulta a locomoção das pessoas, afeta o meio ambiente e compromete a qualidade de vida pelas condições estressantes dos engarrafamentos. A grande missão das empresas de mobilidade é buscar alternativas reais e inovadoras. Isso não significa apenas inventar novas tecnologias mas também criar soluções inteligentes de deslocamento para um público que desafia diariamente as leis da física, seja disputando espaço com outros passageiros nos transportes coletivos ou com outros carros nas ruas.

A tecnologia vem mudando a maneira pela qual as pessoas consomem e essa tendência irá transformar a cultura da mobilidade urbana. Influenciadas pela economia colaborativa – conceito de rede na qual as pessoas acessam a bens e serviços através do compartilhamento, ao invés da aquisição – mais pessoas baseiam seus hábitos de consumo em escolhas inteligentes e sustentáveis, focadas no coletivo. No entanto, trocar o veículo individual pelo transporte compartilhado ou optar por formas de locomoção mais sustentáveis é ainda uma atitude que exige mais do que boa vontade. Trazer o diferencial em uma sociedade que há décadas valoriza o carro como principal meio de transporte se torna a chave para esse processo de transformação.

O conceito Mobility as a Service (Maas), ou mobilidade como serviço, se caracteriza pela oferta de transporte personalizado, integrando os mais diversos modais em uma mesma plataforma com o objetivo de ampliar as alternativas de deslocamento. O centro crucial dessa solução é buscar a “viagem mais eficiente”, considerando toda jornada do passageiro, da saída de casa até o seu destino final, com segurança, pontualidade, rapidez e economia.

Transformar as cidades em um melhor lugar para viver deve ser o principal propósito de uma empresa do setor de mobilidade. Para atingir esse objetivo, é extremamente importante uma estreita colaboração entre os mais diversos operadores do setor e o poder público, buscando inovação, criação de valor e a disponibilização de um sistema inteligente e conectado, capaz de interligar as cidades. Por meio dele será possível sugerir meio de transporte mais eficiente para o usuário, de acordo com a sua necessidade naquele momento específico.

As opções podem ir de táxi aéreos a carros compartilhados “peer to peer”, passando por táxis, transporte público e opções de micromobilidade, como os patinetes ou as bicicletas. Ser capaz de processar diferentes dados e informações para lhe oferecer essa informação na interface de um aplicativo é, realmente, entregar o que chamamos hoje de mobilidade como serviço. Esse é o futuro que precisamos construir hoje.

(*) Pedro Meduna é atualmente Country Manager
da Cabify Brasil e antes disso foi CEO de uma
plataforma de caronas chamada Tripda