Depois de mais de dois anos de restrições de viagens devido a pandemia, o brasileiro parece estar correndo atrás do tempo perdido. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou aumento de 29% na demanda de voos domésticos e de 367% em viagens internacionais.

Com esta vontade de viajar em alta, é muito provável que os aeroportos sejam o ponto de partida para muitos que pretendem aproveitar o feriado. Então separamos algumas dicas para evitar problemas na hora de pegar seu voo.

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Cuidado com os dados dos passageiros

Atenção ao preencher os dados dos passageiros na hora de comprar as passagens. Uma letra faltando ou um número errado nos documentos pode ser o suficiente para a companhia aérea impedir o embarque.

Não esqueça os documentos

Para embarcar será preciso mostrar um documento de identidade. São aceitos em voos domésticos a Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (modelo físico com fotografia) ou a CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica), Carteira de Trabalho, DNI (Documento Nacional de Identidade digital), Título de Eleitor Eletrônico (com nome civil ou nome social) e passaporte original e na validade.

Em países membros do Mercosul, o RG é aceito para o embarque, enquanto que nos demais destinos internacionais deve ser apresentado o passaporte dentro de sua validade.

Chegue com antecedência

Em datas com grande movimento, como este feriadão, as filas são comuns nos aeroportos, seja para o check in, despacho de malas ou mesmo o embarque. Então chegar com antecedência é importante.

No caso de voos nacionais, o recomendado é que o viajante chegue no aeroporto duas horas antes da partida. No caso de voos internacionais, essa recomendação passa para quatro horas.

Check in online

Todas as empresas oferecem a comodidade do check in online e vale muito a pena ser feito. É possível fazer o check in entre 24 horas e 90 minutos antes do voo e além de aumentar as chances de conseguir um bom lugar no avião, ajuda a descobrir qualquer alteração na viagem que não tenha sido comunicada e diminui suas chances de cair no overbooking.

Atenção às bagagens

Na hora de preparar as malas, lembre-se que você pode levar uma bagagem junto com você na cabine. A bagagem de mão deve obedecer um limite de dimensões e peso (10 quilos) e pode ser acompanhada de um item pessoal, como bolsa ou mochila. Alguns objetos não podem ser transportados na bagagem de mão, confira aqui

Já as bagagens que serão despachadas exigem atenção na hora da compra da passagem. Desde 2016, as empresas aéreas podem cobrar pelo despacho das malas, então existem diversas tarifas no mercado, obviamente com as mais baratas tendo que pagar a parte por este serviço. O limite de peso para bagagem em voo doméstico é de 23 quilos, enquanto que para viagem internacional o passageiro tem direito a duas malas de 32 quilos, mas existem várias exceções tanto por companhias aéreas como por país de destino, que neste caso a dica é se informar no momento da compra da passagem.

Coloque sempre uma etiqueta com seu nome e contatos disponíveis durante a viagem dentro e fora de suas malas. E não despache objetos de valor, dinheiro ou documentos.

Cuide dos seus pertences no aeroporto

Os aeroportos são um dos locais preferidos para furtos, com os ladrões aproveitando qualquer distração para levar uma mochila, notebook ou mesmo uma mala. Então fique atento e não perca seus pertences de vista. E claro, tome cuidado para não esquecer nada dentro do avião.

Celulares, tablets, computadores, fones de ouvido e até carteiras costumam ser deixados nos bolsões a frente dos assentos e esquecidos no desembarque.

Vôo atrasado, overbooking, bagagem perdida; saiba seus direitos

Mesmo que você tome todos os cuidados, ainda podem ocorrer alguns imprevistos por problemas com a companhia aérea, então é importante conhecer seus direitos nessas ocasiões.

  • Atrasos e cancelamentos: As companhias aéreas são obrigadas a manter os passageiros informados sobre atrasos e cancelamentos dos voos. Dependendo do tempo de atraso, deve ser oferecido uma assistência material, além de oferecer reembolso integral da passagem, reacomodação em outro voo ou um outro meio de transporte, com a escolha feita pelo passageiro.
  • Impedido de viajar: A empresa aérea pode negar o embarque a passageiros que compareceram para viajar. O principal motivo é a venda de passagens acima da capacidade da aeronave, o overbooking. Nesta situação, A companhia pode procurar por voluntários que aceitem embarcar em outro voo, em troca de vantagens (dinheiro, passagens extras, milhas, diárias em hotéis etc.), negociadas livremente com o passageiro.

Caso não haja voluntários e algum passageiro tenha seu embarque negado, a empresa deverá pagar, imediatamente, uma compensação financeira no valor de 250 DES (R$1.608,16), no caso de voos domésticos, ou de 500 DES (R$ 3.216,31), para voos internacionais. DES significa Direito Especial de Saque e é uma cesta de moedas do Fundo Monetário Internacional.

Além da compensação financeira, a empresa tem que oferecer ao passageiro as alternativas de reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte. A assistência material também é devida, se for o caso.

  • Assistência material – A assistência material deve ser oferecida gratuitamente nos casos de atraso, cancelamento, interrupção de voo e preterição (negativa) de embarque, seguindo essas informações:

A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc.);
A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche etc.);
A partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto.

  • Bagagem extraviada – Se a sua bagagem não chegou ao destino, procure imediatamente à empresa aérea, preferencialmente na sala de desembarque ou em local indicado por ela. Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem. A bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro.

A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 7 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Não sendo localizada e entregue no prazo indicado, a empresa deverá indenizar o passageiro em até 7 dias, assim como ser ressarcido por gastos emergenciais, caso esteja fora do seu domicílio.

  • Bagagem avariada – Também deve ser informada a empresa aérea logo que constatar o problema, ainda na sala de desembarque. Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até 7 dias após o recebimento da bagagem avariada ou violada.

Nos casos de avaria, a empresa aérea deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a bagagem por outra equivalente. No caso de violação, uma vez comprovado o dano sofrido, a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro.

Atenção aos protocolos sanitários

Apesar do afrouxamento das normas sanitárias, ainda é obrigatório o uso de máscara (do tipo cirúrgicas descartáveis, modelos FPP2 e N95 sem válvulas e máscaras de tecido com no mínimo duas camadas) dentro dos aeroportos e durante os voos aqui no Brasil. Alguns destinos, como Fernando de Noronha, exigem o comprovante de vacinação da Covid-19 para quem desembarcar no local.

Para viagens internacionais deve se observar as exigências de cada destino como o ciclo de vacinação completo; vacinas aceitas e teste de Covid-19 negativo do tipo PCR com resultados entre 24 e 72 horas antes do embarque variando para cada país.

No retorno ao Brasil, o teste de PCR não é mais exigido, sendo necessário apenas o comprovante de vacinação.

A obrigatoriedade do uso de máscaras já foi dispensado dentro de voos nos Estados Unidos e em alguns locais na Europa. Então leve a sua e siga as orientações dos comissários de bordo.

Além da preocupação com a Covid-19, outros países costumam exigir o atestado de vacinação para outras doenças, com a febre amarela sendo a mais comum. Fique atento as exigências do seu destino.

Deu tudo certo? Não esqueça da distração a bordo

Se você seguir todas as dicas, tem tudo para ter uma viagem tranquila. Para garantir isso, um último lembrete: não esqueça da distração durante o voo! Celular, tablet ou notebook com filmes, séries e jogos são uma boa pedida, sem falar do bom e velho livro.