O número de pessoas com acesso à internet em todo o mundo é superior a quatro bilhões, o que representa 54% da população total. Na América Latina já existem quase 440 milhões de usuários conectados, o que equivale a 67% dos habitantes desse continente. Esta elevada porcentagem de penetração da internet e da tecnologia entre os latino-americanos (13% superior à média global) está visivelmente refletida na transformação de seus hábitos de consumo e ascensão do e-commerce.

Nos últimos anos, o desenvolvimento do comércio eletrônico na América Latina cresceu e a previsão é de que em 2022 a renda total alcance cerca de 100 bilhões de dólares. Isto é particularmente relevante entre as PMEs, que encontram no e-commerce e na sua versão móvel, o m-commerce, uma forma rentável e de baixo custo para promover seus produtos. Vale lembrar que as vendas por dispositivos móveis representaram 42,8% de todos os pedidos do e-commerce do Brasil em janeiro de 2019, segundo 39º relatório Webshoppers.

Não é nenhum segredo que as pequenas e médias empresas (PMEs) são os principais motores do crescimento e desenvolvimento das economias do mundo, permitindo um empreendedorismo independente. Na América Latina, as PMEs representam 90% de negócios, gerando mais de metade dos postos de trabalho e contribuindo com quase 30% do PIB total da região.

Se você tem uma pequena empresa é aconselhável que você invista seu tempo pensando em uma forma estratégica para navegar com sucesso em 2019. É necessário otimizar os recursos da loja virtual e se alinhar com as principais tendências digitais, principalmente quando falamos sobre marketing digital. Hoje, os empreendedores estão mais conscientes do que nunca do poder do marketing, mas com tantas plataformas, ferramentas, aplicativos e soluções tecnológicas disponíveis, qual será a aposta para crescer o seu negócio e ter sucesso no competitivo cenário atual?

Implementar campanhas de aquisição de clientes

 Aproveite ao máximo os dados disponíveis, pois é o que lhe dá informações valiosas sobre as preferências de seus clientes. Personalize suas mensagens e certifique-se de contar a história adequada para o público certo. Isso é ainda mais importante para as PMEs, que têm orçamentos limitados e não podem se arriscar e tomar decisões equivocadas. Outra dica é otimizar seus gastos com marketing enviando mensagens convincentes no melhor momento e na plataforma adequada, aumentando as chances de aumentar suas vendas.

Atualmente, a maioria das empresas online está convertendo apenas 2 a 3% dos visitantes de seus sites em assinantes de e-mail ou clientes ativos. Isto acontece principalmente porque é gasto muito tempo pensando sobre como conduzir o tráfego para suas lojas, mas não se concentra o suficiente sobre a melhor forma de interagir com esses consumidores quando estão no site. Uma recomendação é que aplique esse redirecionamento para aumentar a eficácia de seus anúncios, sendo multicanal e multiplataforma. E lembre-se do mobile, pois é uma das maneiras mais eficientes para dar visibilidade a sua PME.

Use os dados de seus clientes para benefício próprio

 Leis e regulamentos de privacidade estão em vigor em todo o mundo (ou vão entrar em breve), tais como RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados) e são um reflexo das necessidades e desejos dos consumidores, que estão se tornando cada dia mais conscientes de seus direitos.

Em seu plano de marketing, faça sempre duas perguntas: Eu cumpro as regulamentações? Como posso aproveitar os dados dos clientes para oferecer ainda mais valor agregado? Tenha em mente que negligenciar esses aspectos vai comprometer a continuidade do seu negócio. É importante que você faça seus usuários sentir que os dados pessoais fornecidos estão melhorando significativamente a experiência de compra, para isso é necessário surpreendê-los, oferecendo produtos que já estavam procurando, especialmente quando se trata de um cliente recorrente.

Além disso, tenha em mente que a garantia da transparência na coleta de dados está diretamente relacionada à reputação e aos valores da empresa. Otimizar seus gastos de publicidade, sem descuidar da segurança, e possui parcerios de confiança para coletar e analisar os dados de seus clientes. Isso será fundamental para garantir a qualidade e privacidade.

 eficácia das campanhas além das vendas: a personalização é o novo diferencial

 Os consumidores de hoje esperam por experiências de publicidade que se adaptem a eles de modo que as mensagens surpreendam positivamente. Os consumidores em potencial reconhecem facilmente os anúncios não personalizados e, consequentemente, os ignoram. Se você continuar com as mesmas estratégias de marketing dos anos anteriores, as chances de seu ROI (Retorno Sobre Investimento) diminuir se multiplicará exponencialmente. Em 2019, as marcas estão impulsionando suas campanhas além das vendas, trazendo emoções positivas para impulsionar as conversões.

Reforço, torne o redirecionamento parte do processo estabelecendo parcerias com fornecedores que realmente saibam como implementá-lo, principalmente por meio de anúncios que promovam experiências relevantes. Outra dica: use formatos atraentes como o vídeo para capturar a atenção de seus clientes e surpreendê-los com recomendações de produtos e ofertas irresistíveis que eles ainda não viram, mas que vão adorar, com base no que já compraram.

Aproveitar o poder da inteligência artificial (IA) e publicidade programática

 A IA é para todos? Sim, para as PMEs também. Em 2018, pudemos ver quantas empresas de marketing de diferentes tamanhos em todo o mundo deram um forte impulso nos seus investimentos e este ano estamos testemunhando a evolução dessa tecnologia e seus múltiplos benefícios.

Por que apostar na Inteligência Artifical? Principalmente porque a tecnologia permite que aprimore e automatize suas decisões orçamentárias, otimizando automaticamente os resultados de suas campanhas, padronizando os processos de marketing e, como mencionamos, promovendo experiências altamente relevantes e personalizadas. Os provedores que têm acesso a dados em grande escala serão os mais bem-sucedidos na criação de soluções baseadas em IA, e as PMEs que trabalham com eles serão favorecidas.

Além disso, a Inteligência Artificial possibilitará que pequenas e médias empresas migrem serviços externos para dentro da empresa, reduzindo custos e acelerando o tempo de resposta, o que permitirá ser mais competitivo no cenário digital, no qual os gigantes tecnológicos ainda concorrem.

A integração de inovações pode enriquecer grandemente a experiência dos clientes ao fazer uma compra. Aproveite as oportunidades, independentemente do tamanho da sua empresa, e boas vendas.

*Alessander Firmino é diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina