Ciência

Como posso saber se já fui infectado com a Ômicron?

Crédito: Reprodução/Pixabay

A única maneira de saber é através de um teste de PCR e do respetivo sequenciamento do genoma completo do vírus. (Crédito: Reprodução/Pixabay)

Não há nenhum sintoma característico que nos permita distinguir as diferentes variantes da Covid-19. Dores musculares, fadiga, dor de garganta e febre são compatíveis tanto com a Delta, a variante que predominou por mais tempo, como com a Ômicron, versão mais recente do coronavírus.

Então, como é que se sabe realmente se alguém contraiu especificamente a Ômicron? A única maneira de saber é através de um teste de PCR e do respectivo sequenciamento do genoma completo do vírus.



+ Anvisa libera autoteste de Covid-19: veja sua importância e como usar
+ Dois terços das infecções pela Ômicron na Inglaterra são reinfecção, diz estudo

Com a explosão de casos massivos causados ​​pela Ômicron em dezembro, a maioria dos infectados fez um teste de antígeno ou autoteste em casa para verificar se estava positivo ou negativo. Apenas os casos mais graves chegaram ao hospital e esse é o único local onde são realizados estudos mais completos. O resto dos cidadãos deve se limitar a apenas suspeitar de ter tido a variante que substituiu as outras no momento do contágio.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde de Portugal, atualmente mais de 90% dos casos de Covid-19 são causados ​​pela Ômicron, o que significa que há mais probabilidades de alguém contrair esta variante.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!



Na Espanha, o sequenciamento do genoma do vírus foi reservado a alguns hospitais que funcionam como sentinelas da Covid-19. O serviço de Microbiologia lançou uma estratégia de identificação rápida de casos suspeitos. A nova variante é procurada em todos os testes de PCR positivos, independentemente da sua origem. Como era muito caro sequenciar o genoma completo do vírus, foi estabelecido um processo que permite analisar apenas aqueles que têm maior probabilidade de testar positivo.

“Estamos à procura daqueles que ‘cheiram’ a Ômicron”, disse Darío García de Viedma, diretor da Unidade de Genómica Microbiana do Hospital Gregorio Marañón, em Madrid, ao ‘ABC’. Para isso, estabeleceram uma estratégia de três etapas na qual realizam análises mais simples em busca de pistas que os façam suspeitar que se trata da nova variante para descartar o resto.

Tudo começa com um teste de PCR. As amostras que são positivas são testadas para uma falha de amplificação no gene S. Este é o primeiro sinal indicativo de Ômicron.

“Existem outras variantes que têm esta peculiaridade, mas basta isto para nos alertar. Nessa mesma amostra, fazemos uma nova análise para procurar outras quatro mutações indicativas. Se o alerta ainda estiver ativo, decidimos sequenciar todo o genoma do vírus”, explica o especialista.



Tópicos

A internação é necessária para todo caso positivo para o teste do COVID-19? África do Sul alcool gel após quantos dias os sintomas da variant Omicron da COVID-19 podem aparecer autoteste Brasil casos Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? contágio ômicron coronavírus covid da diarreia amarela covid da diarreia com sangue covid da diarreia e dor de barrigam geral covid da diarreia e dor de estomago covid da diarreia e dor no corpo covid da diarreia e febre covid da diarreia e vomito covid da diarreia forte covid da diarreia por quantos dias covid da diarreia verde Covid-19 devo continuar com medidas preventivas como uso de máscara dor de garganta omicron etc.? Europa GO mas transmiti-la? mascara de pano omicron medicação para covid omicron mortes ômicron novos casos covid-19 novos casos ômicron omicron omicron em crianças omicron sequelas OMS pandemia pico de transmissão pico de transmissão da ômicron Posso não apresentar sintomas da COVID-19 quais os sintomas da omicron a nova variante Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? qual o pico de transmissão da ômicron? alcool gel Qual o tempo de incubação da COVID-19? qual os sintomas da omicron Quanto tempo a COVID-19 permanece ativo em diferentes superfícies? quantos dias duram os sintomas da omicron Quantos dias é o isolamento pela COVID-19? Que máscara uma pessoa que suspeita ter COVID-19 deve usar? Reino Unido remédios para covid omicron Se eu já tinha COVID-19 sequelas da omicron sintoma da gripe sintomas da nova variante omicron sintomas da variante omicron sintomas influenza sintomas omicron e influenza Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)? teste teste de covid vacinação variante omicron