Ele é uma revolução em diversos âmbitos, no mercado de mídias sociais, forçando as plataformas a se adaptarem ao novo formato de vídeos curtos na vertical; na publicidade, fazendo as marcas entenderem que um conteúdo muito produzido não funcionaria e agora, no mundo da música, no qual está virando um grande player que influencia esse mercado e se transformando em uma grande incubadora de músicos. Segundo uma pesquisa publicada em 2021, 75% dos usuários dizem que conhecem novos músicos através do app chinês e 63% dizem que descobrem músicas que nunca escutaram anteriormente. Além disso, 72% afirma que associam pelo menos uma música ao TikTok.

Com um grande apelo ao público jovem e principalmente às gerações Z e acima, o aplicativo viu nos últimos anos um movimento forte de criação de conteúdo por parte de artistas, principalmente os músicos independentes, que encontraram um ambiente propício no app para exposição e divulgação de seu trabalho. Tudo isso adaptado à linguagem dos jovens, seguindo e criando tendências, dancinhas e desafios. O músico Jacob Lawson, ou JVKE, é considerado uma das sensações desse movimento, tendo lançado todas as suas músicas através da plataforma.

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A estratégia em comum parece ser a de soltar partes mais importantes das faixas nos vídeos curtos, gerando o interesse nas pessoas de escutar mais. O sucesso foi tamanho que JVKE alcançou 385 milhões de streamings, apenas no Spotify, com seu lançamento recente, Golden Hour. Diferentemente do SoundCloud e outros sites, onde muitos artistas demoram para ter tração em seu sucesso, o de Lawson foi tanto que atingiu até a mídia tradicional e o levou a programas de tv como o The Tonight Show de Jimmy Fallon.

Desde hits até lançamentos com sucessos mais modestos, a plataforma virou o caminho mais fácil e interessante para entrar no mundo da música. Sem a necessidade de um empresário, contatos importantes ou de convencer uma gravadora da qualidade de seu trabalho. Em 2022, 13 dos 14 maiores sucessos do top 100 da Billboard foram derivados de campanhas dentro do app. Os sucessos modestos chegam a 90 mil streamings, como a faixa Better Off de Roe Kapara. O suficiente para incentivá-lo a continuar. Assim como a internet democratizou o conhecimento, parece estar, junto ao TikTok e novas mídias, democratizando também o mundo da música, uma ótima notícia para os artistas e para quem gosta de conhecer novos sons.