O Wizarding World, franquia que envolve todo o universo Harry Potter, tem uma legião global de fãs que continua a viver o Mundo Bruxo em seu cotidiano. Com isso em mente, a Warner Bros. Games começou em 2018 a desenvolver o Hogwarts Legacy, jogo de RPG (que envolve a interpretação de papéis) com foco em levar aos fãs a melhor experiência já vivida em Hogwarts.

+ Jogo do universo de Harry Potter é alvo de pedidos de boicote

O lançamento teve uma ampla campanha de marketing e comunicação global, que ajudou a combater o cancelamento digital da autora dos livros da franquia, J.K. Rowling. “A grande base de fãs da franquia foi parte essencial desse grande momento”, disse à DINHEIRO o Gerente Sênior de Games da Warner Bros, Ismael Crivelli.

Mesmo com polêmicas, o jogo vendeu mais de 12 milhões de cópias e arrecadou US$ 850 milhões globalmente, se tornando o maior lançamento global da história da empresa. Ultrapassou os recordes de vendas nas três plataformas (PlayStation®5, Xbox Series X|S e PC) em que está disponível atualmente e surpreendeu nos números de streaming ao se tornar o jogo single-player mais assistido de todos os tempos na Twitch, com 1,28 milhão de espectadores simultâneos no lançamento. Além disso, o número de horas jogadas até o momento já ultrapassou 280 milhões, com um aumento no engajamento dos fãs da franquia em geral, obtendo um tráfego 300% maior em relação à média mensal normal de visitantes únicos nos primeiros 10 dias de fevereiro.

Para Crivelli, o sucesso de Hogwarts Legacy se deu pela escolha da equipe. “Todos os profissionais envolvidos no projeto são fãs da saga”, afirmou, “tratamos este lançamento com o cuidado que a franquia merece, e acreditamos que isso pode ser visto nos detalhes do jogo”.

O lançamento é uma bela demonstração de entendimento do consumidor, por materializar um grande sonho dos fãs do universo Harry Potter, dando toda a liberdade para cada um viver Hogwarts (a escola de bruxos mostrada na franquia) da sua maneira, construindo suas próprias narrativas. Por agora, a franquia não tem previsão de expansão para novos lançamentos, mas o gerente da Warner Bros. Games não descarta trazer novas experiências no futuro. “Buscamos sempre respeitar o legado e trazer novas experiências que superem as expectativas”.