Levantamento realizado pela Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) com a Hashdex mostrou que os criptoativos já são o terceiro investimento favorito dos brasileiros, sendo a escolha para 27% daqueles que investem em plataformas.

Os ativos digitais ficam atrás apenas de ações (72,05%) e títulos de renda fixa (40,45%). O Bitcoin, que está à frente na pesquisa, foi o melhor ativo de investimento no primeiro semestre, com valorização de 15,78%.

+ Reguladores da China proíbem negociação e mineração de criptomoedas, bitcoin desaba

“O mercado de criptomoedas vem chamando a atenção dos investidores tanto pelo seu potencial, quanto por sua segurança e liberdade. O setor também tem se tornado atrativo para os mais jovens pelo fato de ser uma nova tecnologia inserida na internet, que já faz parte da realidade desse perfil, e por seu fácil acesso”, diz Lucas Xisto, Head of Asset Management da Transfero, empresa internacional de soluções financeiras baseadas em tecnologia Blockchain.

O bitcoin é a principal moeda do mercado e é possível minerar essa criptomoeda por conta própria, mas para isso você tem que ficar atento a alguns pontos. Recentemente, por exemplo, a China anunciou o banimento do bitcoin do seu território, ilegais as transações envolvendo bitcoins e derivados.

Mas calma, essa regra vale apenas para o território chinês. No Brasil e na maioria dos países, as criptomoedas seguem a todo vapor e, para te ajudar a entender melhor o que é e como funciona minerar um bitcoin, Ricardo Hiraki, consultor financeiro e diretor da Plano Investimentos, respondeu as principais dúvidas. Veja a seguir as respostas do consultar:

– O que é minerar bitcoin?

É colocar o processamento do computador para fazer a discriptografia de dados e assim consiga manter o tráfego do processo. O bitcoin funciona entre a transmissão de criptografia entre duas pontas. E minerar é colocar o computador ou celular para fazer a discriptografia.

– Como minerar bitcoin?

Tem que ter um ponto de acesso à internet, ter navegadores ou softwares adequados instalados e um sistema de processamento. Pode ser um computador simples ou celular, mas o processamento é muito baixo. Muitos investem em hardware com alto processamento e consegue acelerar a discriptografia e criptografia de dados

– Quais equipamentos preciso para minerar?

Ter acesso à internet, os softwares de acesso à plataforma e qualquer equipamento que tenha condições de fazer processamento de dados.

– Como minerar bitcoin pelo celular?

É possível minerar bitcoin pelo celular, mas a eficiência é muito baixa. a vida útil do celular pode não ser suficiente para se tornar algo lucrativo. E por isso é normal as pessoas investirem em equipamentos mais adequados, não são técnicos, mas pode custar entre US$ 2.000 e US$ 4.000

– Qualquer pessoa pode minerar bitcoin?

Sim, qualquer pessoa com esses equipamentos, software, internet, energia elétrica e tempo pode operar. A principal característica das criptomoedas é ser descentralizada (não ter governo por trás).

– Quanto ganha um minerador de bitcoin?

Essa relação é bem mais complexa. São vários formatos de cálculo. Depende da quantidade de dados que o equipamento dele consegue fazer. Depende da eficiência. Locais com energia mais barata e mais frios costumam aumentar os ganhos.

– Como saber se meu PC está minerando bitcoin?

Existem várias plataformas que fazem isso e automaticamente quando faz toda essa parte de processamento é possível transferir para a carteira de moedas. Tem alguns tutoriais que mostram como instalar software, por exemplo.

– Vale a pena minerar por conta própria?

Em teoria, sim, já valeu mais a pena, hoje tem mais concorrência. Mesmo com equipamentos com baixa capacidade de processamento, o resultado tende a ser positivo. Conforme energia sobe, custos de equipamento aumentam e a moeda não tem se valorizado, aperta um pouco mais a margem de lucratividade. Mas na média é lucrativo e vale a pena fazer por conta própria.

– Minerar bitcoin é crime?

Depende da lei de cada país, a China acabou de divulgar que minerar bitcoin por lá é crime. Mas a maioria dos outros países não proibiram, cada país está vendo como vai regular este mercado.