Nesta semana, uma Inteligência Artificial fez bastante sucesso nas redes sociais. O Dall-E-2 é um site que consegue gerar imagens inéditas a partir de textos e se trata de uma evolução da primeira versão da tecnologia, que foi criada em 2021.   

O nome do site é uma mistura de Salvador Dali com Wall-E, o robô coletor de lixo da animação da Disney Pixar. 

+Petrobras anunciará aumento do preço do combustível na sexta-feira, diz O Globo

A tecnologia oficial ainda é de acesso restrito e as imagens que aparecerem nas redes é de uma espécie de versão simplificada do site, o Dall-e Mini, desenvolvido pelo estudante da PUC-RJ, o francês Boris Dayma e que usa uma tecnologia semelhante. Um exemplo do resultado das pesquisas e de como ela precisa melhorar é o resultado da busca “garrafa quebrada” que gerou essa tela:

Como funciona 

A tecnologia é um exemplo do que é conhecido como “machine learning”, que é quando uma linha de códigos aprende coisas novas acessando uma grande base de dados. Por isso ela sabe o que é em elefante e um arco íris e nos devolveu as imagens mesclando as duas coisas. 

Também é possível ensinar a máquina a fazer outras coisas. Um exemplo é a GPT-3, uma inteligência artificial que promete escrever textos. Criada pela mesma empresa que coloca o Dall-E-2 para funcionar, a Open AI, de propriedade de Elon Musk, ela foi programada por humanos, que inseriram textos para que ela pudesse ganhar vocabulário ou aprender algumas regras gramaticais. Depois, ela foi capaz de gerar um texto automaticamente.

A diferença entre esse mecanismo é um algoritmo comum é que o algoritmo serve para transformar hábitos simples nas redes em informação. Caso você veja muitos vídeos de um determinado canal no youtube e mostrar isso para o algoritmo dando likes, comentando ou se inscrevendo no canal, ele vai te mostrar mais coisas daquela pessoa e sobre aquele tema.   

Já o machine learning vai um pouco além e pode te devolver informações mais complexas, como uma imagem ou um texto.