Como o bitcoin não é supervisionado ou regulado por uma autoridade central, os mineradores de bitcoin confirmam e verificam as transações resolvendo cálculos matemáticos complexos de criptografia, que em última análise são incluídos em um bloco para o blockchain.

Os mineradores recebem o último lote de dados de transação, que é então executado por meio de um algoritmo criptográfico. Um hash, ou sequência de números e letras que não revela nenhum dado da transação, é gerado e usado para validade. O hash é projetado dessa maneira para ajudar a garantir que seu bloco correspondente não seja adulterado. 

+ Bitcoin: conheça a origem da primeira criptomoeda do mundo

Se mesmo um número for diferente ou estiver fora do lugar, os dados correspondentes gerarão um hash diferente. O hash do bloco anterior é incluído no próximo bloco para que, se algo tiver sido alterado no bloco anterior, o hash gerado mude. O hash também deve estar abaixo de um destino especificado definido pelo algoritmo de hash. Se o hash gerado for muito grande, ele será gerado novamente até ficar abaixo do destino especificado.

O processo de hash foi projetado para tornar a resolução de algoritmos relacionados a transações mais desafiadora ao longo do tempo. Isso significa que a resolução desses algoritmos também requer cada vez mais recursos de computação.

Para recompensar os mineradores de bitcoin, um certo número de bitcoins é emitido para eles em troca de fazer o trabalho. A mineração de Bitcoin, portanto, realiza três tarefas. Ele verifica as transações de bitcoin, cria uma maneira de emitir mais moeda e incentiva mais mineração de bitcoin.

O atual poder de processamento necessário para a mineração de bitcoin hoje significa que o acesso a computadores poderosos e grandes quantidades de eletricidade são obrigatórios. A mineração de Bitcoin poderia originalmente ser feita por indivíduos em computadores únicos. No entanto, como o nível de dificuldade de resolver algoritmos relacionados a transações cresce ao longo do tempo, é altamente improvável que computadores individuais sejam capazes de minerar bitcoin. Em vez disso, a maioria dos mineradores de bitcoin usa circuitos integrados específicos de aplicativos e outros métodos para minerar bitcoin.

O valor da recompensa de mineração muda pela metade a cada quatro anos.

O que é prova de trabalho na mineração de bitcoin?

A prova de trabalho é uma forma de prova criptográfica de conhecimento zero, o que significa que uma parte fornecedora prova ao verificador que uma declaração é verdadeira – sem fornecer nenhuma informação adicional. Na mineração de bitcoin, a prova de trabalho refere-se ao processo em que os mineradores de bitcoin verificam as transações de bitcoin.

Quais são os riscos da mineração de bitcoin?

Os seguintes riscos estão associados à mineração de bitcoin:

  • Ambiental. De acordo com um relatório da Digiconomist , como o processo requer muito poder de processamento e eletricidade, a mineração de bitcoins é responsável anualmente por pelo menos 95 megatons de emissões de dióxido de carbono.. Outras fontes citaram números mais baixos de 57 milhões de toneladas. As operações de mineração de Bitcoin geralmente estão localizadas em áreas onde a eletricidade é mais barata, como na China, onde o carvão gera uma parte da eletricidade do país. No entanto, de acordo com a CNBC, depois que a China proibiu a mineração de bitcoin, o poder de computação coletivo dos mineradores caiu 50% em todo o mundo. Desde então, os EUA se tornaram a segunda escolha para mineração de bitcoin, agora respondendo por quase 17% dos mineradores globais. Se os EUA se inclinarem lentamente para as energias renováveis, os custos ambientais devem ficar abaixo de 95 megatons.
  • Volatilidade dos preços. Desde a sua introdução, o preço do bitcoin variou muito. Esse tipo de volatilidade e a mudança no preço das recompensas do bitcoin dificultam que os mineradores saibam quanto continuarão ganhando com o processo.
  • Lucratividade. Dependendo de fatores como o equipamento de mineração usado, o custo das máquinas de mineração, a volatilidade do bitcoin, a alteração dos preços das recompensas e o custo contínuo da eletricidade, não há garantia de que um único minerador de bitcoin continuará a ganhar dinheiro suficiente para pagar os custos operacionais.
  • Riscos regulatórios. Os regulamentos para criptomoedas continuam a se desenvolver e mudar à medida que o bitcoin se torna mais popular. Os regulamentos incluem como é tributado ou mesmo se a mineração é permitida em determinadas áreas.
  • Malware. No mundo do malware , uma ameaça predominante é a mineração de infecções por botnets , nas quais os sistemas dos usuários são usados ​​para minerar bitcoins sem o conhecimento dos proprietários.

O que você precisa para minerar bitcoin?

Originalmente, a mineração de bitcoin era realizada nas CPUs de computadores individuais. Depois disso, o sistema foi dominado por sistemas de placas gráficas múltiplas, então matrizes de portas programáveis ​​em campo e, finalmente, ASICs na tentativa de encontrar mais hashes usando menos energia elétrica.

Para participar da mineração de bitcoin agora, os mineradores em potencial precisam do seguinte:

  • Computadores de mineração competitivos. Esses computadores, geralmente chamados de rigs , juntamente com ASICs, que são microchips projetados para uma aplicação específica, ajudam significativamente no processo de mineração.
  • Eletricidade. A energia é a principal despesa operacional, e a lucratividade em torno do custo da energia pode estar dentro de alguns centavos por quilowatt-hora.
  • Uma fonte de alimentação de baixo custo. Com o principal custo envolvido na mineração de bitcoin sendo o consumo de energia, ter uma fonte de alimentação eficiente é importante.
  • Softwares de mineração. Este software resolve problemas de matemática criptográfica no processo de mineração. Por exemplo, isso pode ser um software de código aberto, como o CGMiner.
  • Piscina mineira. Esse processo ajuda a tornar a mineração de bitcoin mais acessível.

O que são pools e fazendas de mineração de bitcoin?

A rede bitcoin visa adicionar um novo bloco ao blockchain a cada 10 minutos. Geralmente, é difícil para um minerador de bitcoin individual criar com sucesso um novo hash para um bloco. É aqui que os pools de mineração ajudam. Eles combinam os recursos computacionais de muitos mineradores individuais para aumentar a chance de hash de um bloco com sucesso. As recompensas são então distribuídas aos mineradores com base em quantos recursos eles fornecem. Esse método não requer tantos custos iniciais envolvidos na mineração de bitcoin.

As fazendas de mineração de Bitcoin são semelhantes aos pools de mineração; no entanto, com fazendas de mineração, as plataformas de mineração geralmente estão todas localizadas em um local, data center ou armazém.