A maneira mais segura de comemorar as festas de fim de ano ficar com as pessoas da sua bolha, sem reuniões com amigos ou parentes mais distantes. Com o coronavírus crescendo em quase todos os estados e o número de leitos ocupados em alta, não é o momento de relaxar nas precauções.

+ Ceia de natal será mais cara neste ano; veja dica para economizar
+ São Paulo promove festival de Natal com atrações virtuais

O risco de contrair o coronavírus em uma refeição é “muito baixo”, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Isso não significa que as pessoas não devam ter cuidado na ceia de natal ou do ano novo. Quem estiver com sintomas semelhantes aos do Covid-19 precisa se isolar de outras pessoas.

Especialistas dizem que a principal forma de transmissão do vírus é através do contato próximo umas com as outras. A transmissão pode acontecer quando as pessoas tocam em superfícies onde o vírus está presente, mas não é considerada a principal forma de propagação do vírus.

Fazer quarentena de 14 dias antes de encontrar com outras pessoas também pode ser uma opção. Além de manter o uso de máscaras, a limpeza frequente das mãos, manter distância das pessoas e o local arejado.