Conhecido por seu tradicionalismo, o mercado do futebol ainda resiste à incorporação de certas tecnologias e novos instrumentos aos seus processos. Ferramentas como o VAR (Árbitro Assistente de Vídeo), utilizado efetivamente na Copa do Mundo de 2018, ainda dividem opiniões e causam polêmicas entre os amantes do esporte.

Essa realidade engessada deve mudar nos próximos anos com a chegada — e o crescimento — de novas sportstechs, empresas de inovação voltadas ao esporte. Ainda em disparidade quando comparadas a outros nichos, elas representam apenas 62 das 12 mil empresas cadastradas na base de dados da Associação Brasileira de Startups. Enquanto isso, as de educação somam 750 e as de finanças, perto de 500.

Ainda verde, o mercado das sportstechs é promissor. Dados do setor mostram um crescimento de 34,5% em 2018 nos investimentos nesse tipo de empresa nos Estados Unidos, somando US$ 1,7 bilhão. Na Europa, estudo realizado pela SportsTechX identificou aumento de 27% nesses investimentos, representando um montante de € 364 milhões nos últimos dois anos. É possível presumir que o mercado do futebol brasileiro participará dessa transformação tecnológica por seis motivos:

1. A paixão pelo esporte
Que o povo brasileiro é apaixonado por futebol parece tão óbvio que nem precisa de comprovação. Mas há dados que confirmam essa crença também no ambiemte digital. Números divulgados pelo Google revelam que, em 2018, dentre os cinco eventos mais buscados, três estavam relacionados ao futebol — e a Copa do Mundo era apenas um deles. A Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Campeonato Brasileiro entraram no pódio.

2. O tamanho do País
A proporção continental do Brasil faz com que ele seja um mercado cobiçado. Estamos entre as 10 maiores economias do mundo, com o 9º maior PIB do planeta de acordo com o FMI, com mais de 210 milhões de habitantes, boa parte dos quais ávidos por inovações.

3. A forte presença brasileira nas redes sociais

Não é surpresa que o universo digital e as inovações tecnológicas caminhem lado a lado. O Brasil é um país extremamente relevante no ambiente digital, sendo o terceiro em número de usuários no Facebook e o segundo no Instagram em todo o mundo. O  futebol está entre os assuntos que se disseminam rapidamente nas redes sociais.

4. A necessidade de modernização
Apesar de inseridas em uma indústria que movimenta milhões anualmente, as federações e instituições ligadas ao futebol, em sua maioria, ainda são geridas de forma arcaica, manual, sem o auxílio da tecnologia. A modernização dos processos poderá trazer ainda mais ganho para o mercado.

5. A atração de novos investimentos
Projetos como o que tramita na Câmara dos Deputados propondo que os times de futebol possam ser transformados em sociedades empresariais, além da liberação de apostas esportivas para o próximo ano, deverão atrair grandes investimentos e
faturamento no setor, submetendo os clubes a um amplo processo de transformação.

6. O potencial do esporte
De acordo com a Fifa, o Brasil tem mais de 30 milhões de praticantes de futebol e representa mais de 15% do mercado global do setor. Números que o atestam como país do futebol e possivelmente, também, da tecnologia nessa área.