Nos últimos anos, a Índia despontou no setor de tecnologia com o crescimento do ecossistema de startups. Atualmente, o País ocupa o terceiro lugar do ranking de potencias com mais unicórnios (startups com valor acima de US$ 1 bilhão), com 26 empresas. Nas primeiras colocações estão os Estados Unidos e China. As duas nações têm 125 unicórnios cada, de acordo com ranking divulgado em janeiro pelo jornal The Washington Post.

O pesquisador do Instituto de Tecnologia de Bangalore, Aravind Gupta, disse, em reportagem do portal UOL, que essa ascensão ocorreu influenciada pelo o tamanho do mercado interno, o nível de educação da elite do país e a recente onda de investimentos estrangeiros. Para Grupta, o movimento também foi impulsionado pelo aumento do acesso à internet no país.

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Entre essas startups, algumas são destaque: a Swiggy, delivery que conseguiu funcionar no caótico trânsito da Índia com produtos e serviços que são fornecidos na mesma área geográfica em que são vendidos; a PayTM, um aplicativo que agrega serviços de reserva de hotéis, a compra de passagens ou ações; a Oyo, uma plataforma que aluga e reforma quartos de hotéis para valorizar os locais novamente; e Flipkart, um e-commerce que usa mulas para entregas no Himalaia.