Economia

Comissão Europeia rejeita modificação unilateral dos termos do Brexit

Comissão Europeia rejeita modificação unilateral dos termos do Brexit

Ursula von der Leyen: acordo do Brexit não pode ser alterado de forma unilateral - AFP

O Acordo de Retirada alcançado entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, que define o Brexit, “não pode ser modificado” unilateralmente – afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta quarta-feira (16).

É “uma questão de lei, de confiança e de boa-fé”, disse ela, referindo-se a uma lei do mercado interno promovida pelo governo britânico e que altera aspectos já negociados e acordados entre Londres e Bruxelas.

“UE e Reino Unido concordaram que é a melhor e única forma de garantir uma paz duradoura na Irlanda. E não vamos recuar. Este acordo foi ratificado (pelo Parlamento Europeu) e pela Câmara dos Comuns. Não pode ser modificado, abandonado, ou deixado de ser aplicado unilateralmente”, frisou.

De acordo com Van der Leyen, “o afeto pelos britânicos nunca vai desaparecer, mas a cada dia que passa as chances de um acordo oportuno se dissipam”, disse a presidente da Comissão.

Ursula Von der Leyen destacou que as negociações “são sempre difíceis”, acrescentando que “as negociações não têm progredido como queríamos, e isso nos deixa muito pouco tempo”.

Em mensagem direta a Londres, ela lembrou as palavras da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher, que afirmou que “os britânicos não quebram acordos”.

“Isso era verdade naquela época e é verdade hoje. A confiança é a base de qualquer associação”, insistiu.

O texto promovido pelo governo britânico questiona as disposições aduaneiras acordadas para a Irlanda do Norte. Seu objetivo é impedir o restabelecimento de uma fronteira física entre a República da Irlanda, membro da UE, e a província britânica.

A UE concedeu a Londres até o final deste mês para retirar os polêmicos dispositivos e não descarta a possibilidade de adotar ações legais.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?