Giro

Comissão Europeia ameaça endurecer condições de exportação de vacinas anticovid

Crédito: AFP/Arquivos

Vacina Sputnik espera autorização da UE (Crédito: AFP/Arquivos)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ameaçou nesta quarta-feira (17) promover o endurecimento das condições para exportação de vacinas anticovid, se não houver reciprocidade por parte dos países produtores.

“Temos que garantir que haja reciprocidade e proporcionalidade. Se a situação não mudar, teremos de refletir sobre como fazer para que as exportações para países produtores de vacinas dependa de seu nível de abertura. (…) Todas as opções estão sobre a mesa”, afirmou Von der Leyen, em Bruxelas.

“Todas as opções estão sobre a mesa”, disse a responsável, que lembrou que a UE atravessa “a crise do século. Não quero descartar nada por enquanto”.

“As rotas abertas vão nos dois sentidos”, ressaltou Von der Leyen.



Biden diz concordar que Putin é um ‘assassino’

A UE “exporta para muitos países produtores de vacinas. Este é então um convite para que [os países produtores] se abram. Para que possamos ver exportações de retorno”, insistiu.

Por isso, apontou Von der Leyen, a UE quer verificar “se as exportações para países que têm taxas de vacinação mais altas do que as nossas ainda são proporcionais”.

“Estamos prontos para usar todas as ferramentas de que precisamos para conseguir isso e garantir que a Europa tenha seu quinhão”, acrescentou.

A União Europeia adotou um mecanismo de controle de exportação de vacinas em janeiro e, na semana passada, estendeu o prazo de aplicação dessas regras para o final de junho.

Por meio do mecanismo, as empresas que assinaram contratos de pré-venda de vacinas com a UE devem obter autorização para exportar doses para fora do bloco.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus AstraZeneca astrazeneca suspensão astrazeneca trombose BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação coágulos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas Comissão Europeia como faço para me vacinar? coronavírus cura Covid variantes crise vacinação falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil moderna uso pediátrico Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? Oxford pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pode vacinar crianças? pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi site vacinação uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? Ursula Von der Leyen vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas insumos vacinas qual a melhor? Hospedeiros