Economia

Comércio varejista cresce 0,9% em abril



O volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 0,9% de março para abril deste ano. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a quarta alta consecutiva do indicador. Também foram registrados crescimentos na média móvel trimestral (1,2%), na comparação com abril de 2021 (4,5%), no acumulado do ano (2,3%) e no acumulado de 12 meses (0,8%).

Taxas de juros ficam voláteis e recuam após máximas pontuais com CPI dos EUA

Dólar recua com Eletrobras em meio à espera de indicador CPI dos EUA

Oi conclui venda de participação da InfraCo ao BTG; ajuste eleva fatia alienada a 65,3%




Quatro das oito atividades pesquisadas tiveram alta na passagem de março para abril: móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (1,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%).

Por outro lado, quatro atividades tiveram queda no volume de vendas: combustíveis e lubrificantes (-0,1%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-5,6%) e equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-6,7%).

A receita nominal do varejo cresceu 1,3% na comparação com março, 22,3% em relação a abril de 2021, 16,8% no acumulado do ano e 14,5% no acumulado de 12 meses.


O varejo ampliado, que também mede as atividades de veículos e materiais de construção, cresceu 0,7% de março para abril. Veículos, motos, partes e peças recuaram 0,2% e material de construção caiu 2%.

O comércio varejista ampliado também cresceu 1,1% na média móvel trimestral, 1,5% na comparação com abril do ano passado, 1,4% no acumulado do ano e 2,2% no acumulado de 12 meses.

A receita nominal do varejo ampliado apresentou altas na comparação com março (1,3%), em relação a abril de 2021 (18,7%), no acumulado do ano (16,5%) e no acumulado de 12 meses (16,8%).






Tópicos

acumulado de 12 meses 16% alta artigos farmacêuticos médicos ortopédicos perfumaria alta tecidos vestuário calçado artigos de uso pessoal atividades de veículos e materiais de construção auxilio brasil bebidas Black Friday comércio varejista ampliado cresceu 1% comércio varejista no Brasil comércio varejista no país comércio varejista no País dados comportamento geral das vendas consumidor consumidores crédito crédito ao consumidor crédito mais caro Cristiano Santos dados 2022 dados comércio varejista dados comércio varejista Brasil dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) desemprego dezembro Doméstico economia economista efeitos da inflação fumo gerente da PMC hipermercados IBGE inflação inflação mais alta Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) João Leal juros mercado de trabalho móveis e eletrodomésticos alta Natal Pesquisa Mensal do Comércio Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) PIB PMC PMC IBGE pré-pandemia pressão inflacionária produção de veículos Produto Interno Bruto produtos alimentícios promoções quarta alta consecutiva do indicador Quatro das oito atividades pesquisadas tiveram alta receita nominal do varejo receita nominal do varejo cresce mais 1% renda resultado de dezembro retração retração economia Rio Bravo Investimentos supermercados Taxa básica de juros varejo varejo ampliado varejo brasileiro veículos vendas Vendas do varejo volume de vendas do comércio varejista volume de vendas do comércio varejista Brasil