A Land Rover teve um comercial do seu veículo Defender banido na Inglaterra por determinação da Advertising Standards Authority (ASA), órgão regulador de campanhas publicitárias no país.

O vídeo da campanha “Above and Beyond Land” (além e acima da terra, em português) mostra algumas unidades do Defender chegando a um local onde reproduzem na natureza situações comuns às grandes cidades, como um guarda de trânsito no meio de dunas e uma cachoeira usada de lava-rápido.

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No fim, aparece o ponto que causou o banimento do vídeo: o Defender estacionando próximo a um penhasco. Pode-se notar o sensor de estacionamento apitando conforme o veículo se aproxima da borda do terreno.

Dois consumidores reclamaram junto à ASA, argumentando que o sensor de estacionamento não funcionaria em um espaço vazio como aquele e que seria perigoso sugerir a manobra naquela situação.

A Land Rover ainda tentou se defender argumentando que, nas tomadas externas da manobra de ré, havia pedras que acionariam o sensor de estacionamento.

Mas o órgão manteve a proibição e explicou. “Consideramos que alguns espectadores interpretariam isso como significando que os sensores de estacionamento do carro podem reconhecer quando os motoristas podem estar dando ré perto de uma queda, o que pode incluir uma borda de colina menor ou uma queda antes da água encontrada em áreas ‘on-road’, tanto em áreas urbanas e ambientes mais rurais”.

O vídeo da campanha ainda está no canal da Land Rover no Youtube. Assista: