TV DINHEIRO

“Comecei como contínuo e passei por todos os cargos, como caixa, supervisor, gerente e diretor, até virar presidente do banco”, diz Octavio de Lazari Junior, presidente do Bradesco

No programa MOEDA FORTE desta semana, Carlos Sambrana, diretor de redação da ISTOÉ DINHEIRO, recebe Octavio de Lazari Junior, presidente do Bradesco. O executivo tem a missão de preservar a tradição, liderar em um mercado que atravessa profundas mudanças e fazer com que um dos maiores bancos do País seja também percebido como uma instituição financeira digital.

A tarefa de Lazari Junior não será simples, mas ele tem a seu favor mais de 40 anos de experiência no mercado financeiro e a força de um banco que conta com R$ 1,3 trilhão em ativos e R$ 2 trilhões sob administração. Nesta entrevista, ele conta para onde vai o banco, que possui quase 28 milhões de correntistas e mais de 4,7 mil agências espalhadas pelo Brasil.

Neste quinto bloco (acima), ele fala sobre carreira. Na avaliação do executivo, o mais importante é a pessoa se identificar com os objetivos e a missão da empresa e ser feliz naquilo que faz. “Não existe almoço grátis e nada cai do céu. Tudo o que você conquista na vida é fruto do teu esforço, da tua dedicação e do teu trabalho”, diz. Lazari Junior destaca ainda a responsabilidade e o privilégio de trabalhar ao lado de Lázaro de Mello Brandão e Luiz Carlos Trabuco. “O seu Brandão e o seu Trabuco são dois ícones do mercado financeiro brasileiro e mundial”, afirma.

BLOCO 4

O presidente do Bradesco fala sobre outros negócios do banco. De acordo com o executivo, o banco investiu em outras empresas porque as pessoas precisam de serviços como seguros, previdência privada, cartão de crédito e vale alimentação. “O bolo todo das demais companhias do grupo representa cerca de 40% do resultado do negócio”, afirma. Na avaliação do presidente do Bradesco, boas oportunidades aparecem a todo momento no mercado. “Tem uma âncora que alavanca todos esses negócios que é a capacidade de distribuição do banco”, destaca. O executivo também cita a compra do HSBC como um marco importante. “Como a aquisição do HSBC conseguimos cumprir carências e gaps de especialidades em alta renda”, afirma.

BLOCO 3

Lazari Junior fala sobre inovação e a criação do inovaBra Lab, que já conta com mais de 40 empresas incubadas. “A entrada das fintechs e insurtechs é um processo natural que vai acontecer e temos que vê-las como parceiras”, diz. O executivo também comenta a criação do banco Next, que já tem 100 mil clientes. “O Next é o único banco brasileiro 100% digital. Tudo é feito pelo celular”, afirma.

BLOCO 2

O executivo fala sobre o cenário econômico no Brasil. De acordo com o executivo, a inadimplência no País ainda é muito alta e encarece o crédito. Além disso, segundo Lazari Junior, existem muitos custos embutidos no spread bancário. “A taxa de juros do cheque especial vai cair a partir do momento que o País começar a crescer, a inadimplência cair e o emprego aumentar”, afirma. O presidente do Bradesco também destaca que todo mundo está muito consciente que o Brasil não pode mais continuar como está. “A mãe de todas as reformas, a da Previdência, é absolutamente necessária”, diz.

BLOCO 1

O presidente do Bradesco explica que os bons resultados do banco só foram possíveis por que ocorreu um ajuste muito profundo com redução de despesas, o crédito melhorou e a inadimplência diminuiu. “Todas as áreas do banco fizeram a lição de casa”, diz. O executivo também destaca que houve uma redução muito grande de investimentos no País, porém, alguns setores, como o imobiliário, já começam a dar sinais de recuperação. “Nos últimos três meses batemos recordes consecutivos de desembolso de crédito imobiliário”, afirma.

Veja também

+ Receita abre consulta a segundo lote de restituição de IR, o maior da história
+ Homem encontra chave de fenda em pacote de macarrão
+ Baleias dão show de saltos em ilhabela, veja fotos!
+ 9 alimentos que incham a barriga e você não fazia ideia
+ Modelo brasileira promete ficar nua se o Chelsea for campeão da Champions League
+ Cuide bem do seu motor, cuidando do óleo do motor
+ 12 dicas de como fazer jejum intermitente com segurança