Giro

Com Rússia na mira, chefe do Pentágono visita a região do Mar Negro

Com Rússia na mira, chefe do Pentágono visita a região do Mar Negro

O secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin - POOL/AFP/Arquivos

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, voou neste domingo (17) para a região do Mar Negro para reforçar as alianças com os países submetidos à pressão russa e mostrar o agradecimento dos Estados Unidos pela sua contribuição na guerra do Afeganistão durante duas décadas.



Austin visitará Geórgia, Romênia e Ucrânia antes de comparecer pessoalmente à cúpula de ministros da Defesa da Otan em Bruxelas em 21 e 22 de outubro.

“Estamos tranquilizando e reforçando a soberania dos países que estão na linha de frente da agressão russa”, declarou à imprensa um alto funcionário da Defesa americano, antes da viagem.

Austin também agradecerá seus sócios pelas contribuições e as grandes perdas que sofreram como parte das forças da coalizão no Afeganistão durante duas décadas, antes da precipitada retirada dos Estados Unidos este ano.

“Vamos mostrar reconhecimento e agradecimento pelos sacrifícios e compromissos de nossos sócios e aliados”, disse o funcionário.



Localizados à margem do Mar Negro, onde a Rússia tentou ampliar sua influência e impedir a expansão da aliança entre Estados Unidos e Europa, os três países estão na órbita da Otan, com Romênia como membro e Geórgia e Ucrânia como associados.

Austin terminará a semana na sede da Otan em Bruxelas, onde os laços com os Estados Unidos – prejudicados pela gestão de Donald Trump – receberam outro golpe no mês passado quando a Austrália cancelou um megacontrato com a França para anunciar uma associação estratégica com os Estados Unidos e o Reino Unido, o que provocou uma importante crise diplomática.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?