A moeda brasileira está tão desvalorizada que aconteceu um processo de inversão curioso: os paraguaios estão cruzando a fronteira para comprar mercadorias no Brasil e não mais o contrário.

Comerciantes da fronteira em Foz do Iguaçu relatam um aumento de 50% na circulação de paraguaios para produtos do varejo e atacado.

+ Buffett defende investimentos em petroleiras em meio a debate sobre pauta ESG
+ Cláudio Castro: leilão da Cedae mostrou que RJ pode dar a volta por cima

Pesa neste processo, além da completa desvalorização do papel brasileiro, as restrições da pandemia da covid-19 e uma ainda tímida recuperação do mercado de turismo, pouco impulsionado pelos turistas brasileiros.

Segundo a Folha de SP, não são apenas mercadorias que os paraguaios procuram, mas também alimentos não perecíveis, embutidos, ovos e laticínios – mesmo com a implicação da inflação pesando sobre os alimentos nesta pandemia.

Desde o começo do ano, o guarani paraguaio valorizou frente ao real. No final do ano passado era preciso ter 1.327 guaranis para comprar R$ 1 e agora são necessários 1.200. Além disso, o guarani valorizou 5% ante ao dólar, enquanto o real caiu 4%.

Segundo dados da Polícia Federal, mais de 40 mil paraguaios entraram no país, principalmente em janeiro, que registrou metade dessas visitas.