Economia

Com quitação de empréstimo, Aneel aprova redução em tarifa de 5 distribuidoras

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 26, uma redução nas tarifas de cinco distribuidoras. A queda reflete a quitação antecipada do empréstimo firmado em 2014 com um pool de bancos públicos e privados, quando a seca levou ao acionamento de praticamente todo o parque de termelétricas do País. Esse custo foi pago por meio de um financiamento de R$ 21 bilhões, repassado às tarifas de energia de forma parcelada até 2020. Como houve saldo suficiente para quitá-lo antes, ele será pago até setembro deste ano.

As distribuidoras que ainda não passaram por reajuste tarifário neste ano terão esse custo retirado das tarifas na data de aniversário – para a Eletropaulo, por exemplo, que atende consumidores de São Paulo, isso será realizado em julho. A queda média, segundo a Aneel, será de 3,70%.

Já as distribuidoras que já tinham dado reajuste neste ano passaram hoje por revisão tarifária extraordinária, de forma a retirar o custo do empréstimo que estava embutido nas contas de luz.

A tarifa da Light, que atende consumidores do Rio de Janeiro, terá uma redução de 2,30%, e os consumidores da Enel Rio, que atende Niterói e a Baixada Fluminense, sentirão uma queda de 1,92%.

Para a Cepisa, no Piauí, houve queda de 1,45%; para a Eletroacre, a redução será de 2,60%; para a Energisa Borborema, na Paraíba, a diminuição será de 2,50%.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?