A melhor maneira de conhecer uma nova cidade é percorre-la a pé. Observar a arquitetura, tomar café em uma padaria local, conhecer uma mercearia tradicional é a melhor maneira de viver a experiência daquele lugar. Esse tipo de turismo é muito comum em grandes cidades europeias, onde o transporte público de qualidade facilita a locomoção sem a necessidade de carro.

Inspirados nessa experiência, capitais brasileiras estão investindo e incentivando esse tipo de turismo, diversificando os roteiros para atrair os mais diversos públicos, podendo ser uma opção inclusive para os moradores locais terem uma outra perspectiva de onde vivem.

São Paulo

Na capital paulista é possível escolher diversos tipos de roteiros como a rota “Centro Antigo”, “Avenida Paulista”, “Vila Madalena” ou “Parque do Ibirapuera”. Com saídas aos sábados e domingos, os percursos duram em torno de 2h30 a 3 horas e contam com guias apresentando a cidade em inglês e português. Saiba mais através do site.

Brasília

A capital do país criou roteiros para atrair turistas hospedados na cidade ou apenas em conexão. Os passageiros que tiverem 4 horas disponíveis podem optar por dois roteiros: Cidade Criativa do Design ou Circuito Memorial do Brasil.

A primeira opção tem duração de aproximadamente 3 horas e passa pela Praça dos Três Poderes, Museu Histórico de Brasília, Palácio do Planalto, Palácio do Supremo Tribunal Federal, Palácio do Itamaraty, Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios, entre outros. Já o outro circuito leva em torno de 2 horas a 2h30, começando no Memorial JK, passando pelo Memorial dos Povos Indígenas, Catedral Militar Rainha da Paz e Conjunto Arquitetônico. Os mapas são disponibilizados no site da Secretaria de Turismo.

Belo Horizonte

O turista que for visitar a capital mineira tem a disposição uma experiência interessante de 4 horas para conhecer os detalhes de cada rua, cada prédio do centro de BH. O roteiro inclui pontos históricos como o Palácio das Artes, a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, a Igreja São José, o Edifício Acaiaca e o Conservatório da UFMG. Mais informações através do site.

Porto Alegre

O antigo bairro industrial 4º Distrito ficou abandonado após a debandada de fábricas e moradores na segunda metade do século passado e vêm aos poucos sendo transformados com a chegada de famosos bares, cervejarias e empresas de inovação. Para contar a história do local de 150 anos, são realizadas caminhadas nas tardes de sábado desde o começo de setembro. O roteiro começa em um prédio em ruínas que foi uma fábrica de tecidos nos anos 1910 e após passar por antigas indústrias ele termina em grande estilo na fábrica-bar da Cubo, com degustação de cerveja. As inscrições para o walking tour são feitas pela internet, e o preço é de R$ 85 por pessoa (incluindo a degustação de cerveja).