O aumento de casos de covid-19 no País fez acender uma luz vermelha entre os infectologistas, que afirmam que os hospitais já estão lotados e sugerem a implementação de lockdown.

De acordo com a coluna da Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, em uma carta pessoal a amigos, um grupo de infectologistas teria alertado sobre o aumento expressivo da covid-19 nos hospitais de São Paulo, que estariam lotados, e recomendando fortemente um novo isolamento domiciliar.

+ Enxaguante bucal mata covid-19 em 30 segundos em laboratório, diz pesquisa 
+ Duas vacinas contra covid-19 reportam eficácia de 95%

Os médicos teriam escrito que, por estarmos em período eleitoral, talvez não haja interesse político em um lockdown. Mas afirmam que a medida é extremamente necessária. E terminam fazendo um apelo para que as pessoas ajudem a controlar a pandemia e se protejam.

A SPI (Sociedade Paulista de Infectologia) disse que ainda avalia os dados epidemiológicos.

Na semana passada, o Hospital Israelita Albert Einstein divulgou que entre quinta-feira (12) e sexta-feira (13), foram registradas 18 novas internações relacionadas à covid-19. O número supera a média de hospitalizações contabilizadas diariamente nas últimas semanas.

São 68 leitos ocupados por pacientes com diagnóstico confirmado para a doença. Da última semana de setembro ao dia 12 de novembro, a média de internações oscilou entre 50 e 55 pacientes infectados pelo SARS-Cov-2.

O hospital observou ainda um aumento no total de testes realizados. Entre 20 e 26 de outubro, a média diária foi de 869 exames, sendo 82 positivos. De 27 de outubro a 2 de novembro, de 867, com 97 positivos. Entre 3 e 9 de novembro, a média foi de 1017 e de 155 confirmações.

“Os novos números alertam para a necessidade da manutenção das medidas de prevenção: uso de máscaras em qualquer ambiente, fechado ou ao ar livre, respeitar o distanciamento social sempre, não participar de aglomerações e realizar a higienização das mãos com frequência”, alertou o hospital em nota.