São Paulo, 18 – O plantio de soja 2018/19 em Goiás atinge 20% da área esperada, segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho no Estado (Aprosoja-GO). Choveu no Estado antes do período normal e a umidade se mantém nos últimos dias, favorecendo os trabalhos, disse a associação, em nota. Trata-se de um cenário diferente do registrado em igual período de 2017, quando o plantio não chegava a 5% da área devido à escassez de umidade no solo. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê em Goiás área plantada de 3,45 milhões a 3,52 milhões de hectares com soja em 2018/19.

Conforme a Aprosoja-GO, o plantio está concentrado no Centro-Sul de Goiás, em especial no sudoeste do Estado, que responde por cerca de 40% da produção da oleaginosa goiana. “A chuva veio com um pouco mais de intensidade nesta semana, então os produtores firmaram no plantio. E as lavouras que já emergiram aparentemente não têm apresentado pragas nem doenças”, disse o presidente da Aprosoja-GO, Adriano Barzotto, na nota.

De acordo com a associação, com mais chuvas previstas para os próximos dias, as condições devem seguir favoráveis para a evolução da semeadura.

“Acreditamos que o plantio vai ficar dentro da janela ideal nesta safra, refletindo diretamente também no rendimento e na área plantada de milho safrinha em 2019”, afirmou o consultor técnico da associação, Cristiano Palavro.

Ele alertou, contudo, para a possibilidade de fenômeno El Niño, que pode deixar as chuvas instáveis no Centro-Oeste e as temperaturas mais altas do que o normal.