Negócios

Com aval externo, Ibovespa recupera patamar de 120 mil pontos em dia de vencimentos

Com aval externo, Ibovespa recupera patamar de 120 mil pontos em dia de vencimentos

Sede B3

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa engatava a terceira alta seguida nesta quarta-feira, buscando consolidar o sinal positivo no ano e superando os 120 mil pontos, em sessão marcada pelos vencimentos de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro.

Às 11:44, o Ibovespa subia 0,83%, a 120.288,15 pontos. O volume financeiro somava 10,86 bilhões de reais. O Ibovespa não superava os 120 mil pontos desde fevereiro. Nesse cenário, sobe agora 1,07% em 2021.

Em Wall Street, o sinal positivo prevalecia, com Goldman Sachs e o JPMorgan abrindo a temporada de balanços do primeiro trimestre com fortes resultado, em um contexto de rápida recuperação econômica global liderada pela vacina.

Na visão do economista-chefe da SulAmérica, Newton Rosa, os ativos domésticos devem operar atentos aos Estados Unidos, onde começou a temporada de balanços trimestrais e o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, fala às 13h (horário de Brasília).

A equipe da CM Capital Markets também chamou a atenção para a divulgação às 15h do Livro Bege, relatório que compila a visão do Fed sobre as condições econômicas atuais.

DESTAQUES

– USIMINAS PNA tinha alta de 4%, com o setor de mineração e siderurgia ainda beneficiado pelas perspectivas de reabertura pós-Covid e estímulos fiscais monetários e econômicos fortes no exterior para reavivar as economias. VALE ON avançava 3,8%. No caso das siderúrgicas, o ambiente favorável para reajuste de preços no país é mais um componente.

– CVC BRASIL ON mostrava elevação de 4,2%, estendendo a valorização desde o começo de março, em meio a apostas de recuperação conforme o processo de vacinação acelerar no Brasil. Mais cedo, o ministro da Saúde afirmou que o Brasil receberá mais doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer entre abril e junho do que o previsto inicialmente.

– JHSF ON avançava 2,6%, na esteira de prévia do segmento de incorporação do primeiro trimestre, com salto total de 247% nas vendas contratadas, para 346,3 milhões de reais. No setor de construção, MRV ON também era destaque positivo, em alta de 2,45%.

– EMBRAER ON subia 3,4%, ampliando os ganhos no ano – ao redor de 84% – e renovando máximas desde março de 2020. De peno de fundo, estão expectativas de anúncio de novas parcerias de desenvolvimento de produtos sinalizado pelo presidente da fabricante de aviões em março, bem como percepção de melhora dos indicadores antecedentes dos jatos executivos.

– ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN subiam 1,6% e 1,4%, respectivamente, embalados pelo clima mais favorável na bolsa como um todo e tendo no radar resultados expressivos de bancos nos EUA.

– PETROBRAS PN valorizava-se 1,8%, na esteira da alta do petróleo no exterior. A pauta da sessão também prevê nova assembleia com acionistas nesta tarde. (https://bit.ly/3thb1iQ ) No radar, está liminar após pedido da Federação Única dos Petroleiros (FUP) que barra mudança em plano de saúde da companhia e pode afetar dividendos. Ainda, o Goldman Sachs cortou a recomendação das ações para ‘neutra’.

– ENEVA ON perdia 2,9% , mais uma vez entre os piores desempenhos do Ibovespa. Na véspera, quando a ação recuou 7,09%, houve leilão de venda dos papéis da companhia de energia, representativos de 1,34% do capital, por integrante do conselho de administração da empresa. De acordo com uma fonte do mercado, esse integrante foi o BTG Pactual.

– COGNA ON caía 4,2% e YDUQS ON recuava 1,1%. Analistas do Bradesco BBI cortaram o preço-alvo de Cogna para 5,2 reais e reiteraram recomendação neutra, enquanto Yduqs teve o preço-alvo reduzido a 45 reais, mas a recomendação outperform mantida, com a equipe incorporando uma visão mais negativa para o ciclo de captação do primeiro semestre de 2021.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH3D0ZH-BASEIMAGE

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel