O aumento no preço da gasolina fez subir também aumentaram os relatos de criminosos tentando lucrar em cima do cenário adverso de custos elevados para os combustíveis.

Nos Estados Unidos, de acordo com o USA Today, há casos de perfuração de tanques de veículos até ladrões que bombeavam centenas de galões dos tanques subterrâneos das estações. Os relatos de roubos de combustível atingem todo o país e não é diferente por aqui. No Brasil, motoristas também relatam ter sido vítimas roubo de combustíveis dos seus veículos.

+ Latam suspende 21 voos nacionais por preço dos combustíveis; veja lista 

Durante as crises de abastecimento da década de 1970, os ladrões costumavam desviar o combustível enfiando mangueiras nos tubos de enchimento de gás e sugando o líquido.

Com as válvulas instaladas dentro dos tubos para evitar o derramamento de combustível em caso de capotamento e que impedem essa ação, alguns criminosos recorreram à perfuração de tanques, coletando combustível à medida que vazava.

SUVs e picapes tendem a ser mais vulneráveis. Isso ocorre porque esse modelos têm maior distância do solo, o que facilita o rastejamento por baixo, e também porque seus tanques podem conter 20 galões ou mais, tornando-os um alvo mais lucrativo do que carros compactos.

Há relatos ainda de roubo de combustíveis em postos de gasolina. Na semana passada, suspeitos em vários veículos, incluindo um caminhão, foram flagrados em vídeo roubando 1.754 galões de diesel de uma estação da Chevron em North Hampton, Estado de New Hampshire, nos Estados Unidos.