Edição nº 1121 17.05 Ver ediçõs anteriores

Fornecedores e ações afirmativas

Há provas de que as ações afirmativas no Brasil, embora sejam recentes, podem acontecer na estrutura organizacional das empresas e via fornecedores, fomentando, assim, o desenvolvimento econômico de grupos mais vulneráveis e menos favorecidos. O setor financeiro é um bom exemplo disso. Em geral, a cadeia de fornecedores ligadas a este segmento bancário ganham pontuações […]

Empreendedorismo e ação afirmativa

Sempre me causou estranheza o fato de que, ao passar em grandes shoppings center em locais nobres da cidade, há pouca presença de negros, tanto do ponto de vista da existência de lojas com temáticas étnico-raciais como da empregabilidade, ou seja, o número de atendentes negros é extremamente reduzido, quase inexistente. Mas o que há […]

Legislação como ferramenta de inclusão racial

Analisando a questão racial ao redor do mundo, percebe-se que os melhores resultados de combate ao racismo vêm de países que avançaram em sua legislação racial, principalmente na área trabalhista. Por isso, discutir as leis brasileiras é de extrema importância para superar a desigualdade étnica no mercado de trabalho e na sociedade em geral. É […]

‘Preconceito inconsciente’ nas empresas dificulta processo de inclusão

Leia a entrevista com Theo van der Loo, presidente do Grupo Bayer no Brasil

Ações afirmativas nas empresas

Existem três formas muito objetivas de se fazer ação afirmativa nas empresas. Elas podem ser utilizadas para melhorar o desenvolvimento econômico, social e a produtividade no ambiente de trabalho. Algumas organizações já identificaram o caminho e estão viabilizando processos que colocam em prática ações focadas na inclusão do negro no mundo corporativo.  A primeira forma é […]

Por que as mulheres negras estão na base da pirâmide

Quando falamos em diversidade a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas que estão envolvidas com o tema nas corporações é a questão das mulheres, antes mesmo da questão racial ou LGBT. No entanto, raramente este pensamento é incluído na questão de raça focada nas mulheres, ou seja, mulheres negras e sua admissão, promoção […]

A cor do PIB brasileiro

Um recente trabalho realizado pela BBC Brasil traçou o perfil do seleto grupo pertencente ao 1% dos mais ricos em nosso País, aqueles que absorvem a maior parte do PIB brasileiro. O resultado, apresentado em uma série de reportagens, não surpreendeu em nada os analistas dos indicadores sociais e raciais brasileiros. Neste seleto clube, a […]

Diversidade em transição

Sempre que ouvimos alguma história de superação sobre pessoas humildes que, contrariando todas as estatísticas, conseguiram realizar seus sonhos e atingir seus objetivos de alguma forma, vemos que perseverança e objetividade estão entre as características mais comuns desses vitoriosos. O Brasil do século 21, com mais oportunidades de estudo, tem revelado pessoas como dona Leonides […]

Copyright © 2019 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.