14/03/2023 - 12:48
A Marinha da Colômbia apreendeu um submarino improvisado que carregava drogas no oceano Pacífico, perto da costa do país, nesta terça-feira (14). Ele levava dois homens mortos, 2,6 toneladas de cocaína e outros dois sobreviventes em más condições de saúde, segundo informações das forças armadas do país.
A embarcação, que tem cerca de 15 metros, estava carregando exatos 2.643 quilos de cocaína, avaliados em cerca de US$ 87 milhões.
“As condições frágeis de saúde dessas pessoas é provavelmente resultado de inalação de gases tóxicos liberados por conta de problemas no compartimento de combustível do submarino”, afirmou o capitão Cristian Andres Guzman Echeverry em vídeo divulgado pela Marinha da Colômbia (que pode ser visto abaixo).
+ Lei de rendição da Colômbia não perdoará traficantes de drogas, diz ministro da Justiça
+ Colômbia e rebeldes do ELN dão primeiros passos na direção de cessar-fogo
En el #PacíficoColombiano, se logró la interdicción de un semisumergible que transportaba 2643 kg de clorhidrato de cocaína, lo que equivale a más de 6 millones de dosis que tendrían como destino Centroamérica.#ContundenciaOperacional#PlanAyacucho
👉 https://t.co/uaqjmX9lhS pic.twitter.com/yy31V0IA9A
— Armada de Colombia (@ArmadaColombia) March 12, 2023
#PlanAyacucho I En operaciones de control y seguridad en el Pacífico colombiano, nuestra @ArmadaColombia realizó la interdicción de un semisumergible de aproximadamente 15 metros de largo, en el cual transportaban 2643 kg de clorhidrato de cocaína
Más >>https://t.co/xfUnak8hjh pic.twitter.com/52s71eIldd
— Fuerzas Militares de Colombia (@FuerzasMilCol) March 14, 2023
Segundo as autoridades colombianas, ele estava a caminho de países da América Central (que muitas vezes são usados como entrepostos para levar a carga até os Estados Unidos, onde a droga multiplica em valor). A captura da embarcação, disseram, preveniu que 6 milhões de doses de cocaína fossem vendidas.
“A Marinha da Colômbia continuará a usar todas suas capacidades para acabar com o flagelo das drogas e do narcotráfico em nosso país”, concluiu Echeverry no final do vídeo.
