Um dos carros de luxo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, atual senador pelo PTB, será leiloado por decisão da Justiça, a pedido da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Com uma dívida estimada em R$ 467 mil, o veículo está desde 2016 sem o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).

Trata-se de um Bentley Continental cinza, fabricado em 2012 e avaliado em R$ 899 mil. A Justiça penhorou o automóvel, que seguirá para leilão eletrônico. As informações são do colunista do UOL, Rogério Gentile.

Collor pode se candidatar ao governo alagoano e dar palanque a Bolsonaro

Na decisão, Collor é cobrado pelo pagamento do IPVA de 2016 de dois veículos: o próprio Bentley e uma Lamborghini Aventador Roadster, na cor azul, de 2013. Ambos estão em nome da empresa Água Branca Participações, que é de propriedade do ex-presidente e seu filho Fernando James Braz Collor de Mello.

A Procuradoria aponta que Collor deixou de fazer os pagamentos quando teve os veículos apreendidos pela Polícia Federal, na Operação Politeia, uma fase da Lava Jato, em 2015.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), os carros foram devolvidos ao proprietário, que nunca mais realizou os pagamentos dos impostos. “Um comportamento nitidamente contrário ao interesse público”, escreveu a Procuradoria à Justiça.

O leilão do Bentley será feito no dia 24 de agosto pelo site www.hastapublica.com.br. Collor ainda pode recorrer da decisão.