SÃO PAULO (Reuters) – Os produtores de soja no Rio Grande do Sul colheram 6% da área total até esta quinta-feira, alta de três pontos percentuais em relação à semana passada, de acordo com dados da Emater-RS.

A colheita está ligeiramente atrasada em comparação com a média histórica, com apenas um ponto percentual de diferença. Por outro lado, está a frente dos trabalhos do mesmo período do ano passado, quando apenas 1% da safra havia sido colhida.

“A colheita evoluiu lentamente para 6%, concentrada em cultivos com maiores danos por estiagem. A produtividade, nessas áreas, é muito baixa, com abandono de algumas lavouras que não viabilizam economicamente a operação”, disse em nota a empresa de assistência técnica e extensão rural ligada ao governo estadual.

Já no caso do milho, a colheita total até agora foi de 64% no Rio Grande do Sul. O percentual representa um avanço de 4 pontos percentuais na semana, além de um adiantamento em relação à média história e à colheita do ano passado, de 52% e 58%, respectivamente.

“A produtividade estimada (do milho) no momento é de 3.428 quilos por hectare, representando um decréscimo de 53% na inicial”, disse.

(Por Laís Morais; edição de Letícia Fucuchima)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI291CG-BASEIMAGE