Com o objetivo de prolongar a vida útil das baterias de bicicletas elétricas por meio da reciclagem em vez de simplesmente descartá-las em aterros, a Specialized, terceira maior fabricante desse tipo de veículo nos Estados Unidos, anunciou na semana passada uma parceria com a Redwood Materials, que já trabalha com outros gigantes da indústria, como Nissan e Amazon, e é liderado por Jeffrey Brian Straubel, cofundador da Tesla.

Esses componentes geralmente se esgotam ao longo de quatro ou seis anos, explica Chris Yu, o diretor de produto da empresa, ao The Verge, enquanto as unidades que os transportam são construídas para a vida. Assim, com o objetivo de conter a geração contínua de resíduos tóxicos, a fabricante procurou um especialista no reaproveitamento desses acessórios.

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Em suma, após coletar as baterias gastas por meio de sua rede de parceiros varejistas, a Specialized enviará para a Redwood, que analisará primeiro o que pode ser reaproveitado. Conectores, fios, plásticos e muito mais são algumas das possibilidades. Depois disso, Redwood irá remover e refinar elementos relevantes, como níquel, cobalto e cobre. Eles, por sua vez, serão reintegrados em novos acessórios.

Os consumidores terão um papel fundamental no sucesso da iniciativa, acrescenta Yu. Assim, eles serão informados sobre as ações mais adequadas por revendedores especializados ou por meio de notificações enviadas pelo aplicativo da empresa, que incluirão a previsão de validade dos aparelhos e informações sobre como encaminhá-los para os locais certos.

A previsão é que 130 milhões de bicicletas elétricas sejam vendidas mundialmente entre 2020 e 2023, de acordo com uma pesquisa da Deloitte, e o sucesso vai gerar um verdadeiro “tsunami” de baterias gastas. A tendência, associada a outros movimentos na indústria automobilística, levanta preocupações sobre desastres ecológicos.

Nesse sentido, Chris Yu argumenta que a ação da Specialized demonstra o compromisso da empresa em minimizar “quaisquer fluxos separados de resíduos”, facilitando assim o gerenciamento dos componentes.

“Estamos trabalhando [no projeto de reciclagem] há algum tempo. Foi uma forma de assumirmos a liderança. Quem compra um carro elétrico ou, ainda mais, uma bicicleta elétrica se preocupa muito com [o destino dos produtos]. E nós também nos preocupamos profundamente com isso ”, diz Mike Sinyard, CEO da empresa.

Os esforços valeram a pena. Segundo a Specialized, 100% das baterias arrecadadas estão sendo processadas na Redwood em linhas de ação estritamente domésticas e transparentes.